A estação mais fria do ano foi embora para dar passagem à estação das flores. Na segunda-feira (22), mais precisamente às 23h29min (horário de Brasília), acabou o inverno e começou a primavera.
Segundo o Instituto Meteorológico Simepar, em todo o Paraná, a estação deve ser marcada por uma grande variação de chuvas e temperaturas. Principalmente na primeira metade da primavera, isto é, até o início do mês de novembro, devem ser comuns dias de frio durante amanhã com elevação de temperatura no período da tarde. Além disso, o Estado deve continuar sob a influência de diversas frentes frias.
“A tendência das temperaturas para o trimestre outubro-novembro-dezembro é de que as mesmas fiquem acima da média histórica em todas as regiões paranaenses. Os maiores desvios estão previstos para as regiões Oeste e Norte do estado do Paraná. Climatologicamente o início da estação da primavera ainda apresenta maior amplitude térmica (diferença entre os valores de temperatura máximos e mínimos diários), mas que gradativamente tendem a diminuir à medida que o verão se aproxima”, informa o Simepar.
As chuvas devem ocorrer dentro da normalidade. Os paranaenses devem sentir o aumento das precipitações justamente por que a primavera é marcada por uma transição gradativa da estação mais seca do ano (o inverno) para a mais chuvosa (o verão). No mês de novembro, devido ao aquecimento, devem começar a acontecer as chamadas “chuvas de verão”.
“O volume das chuvas gradativamente vai aumentando em todo o Estado. Contudo ao longo da estação poderão ocorrer períodos longos sem registro de chuva, acima do comportamento normal da estação e, além disso, poderá ser registrado um volume excessivo de chuva em uma microrregião e pouca chuva em outra, muito próxima. Em outras palavras, dentro de uma mesma região poderá ser observado grandes variações no padrão da chuva”, diz o Simepar.
Assista a reportagem: