Brasil - A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou, nesta segunda-feira (22), como será o expediente dos bancos durante o período de Natal e Ano Novo. A orientação é que os clientes se programem, especialmente em relação aos prazos de pagamento e horários de atendimento.

Expediente dos bancos no Natal
Véspera de Natal (24 de dezembro)
Na quarta-feira, 24 de dezembro, o atendimento ao público será reduzido. Os bancos funcionarão das 9h às 11h, no horário de Brasília. Em estados com fuso, de uma ou duas horas a menos, o expediente ocorre das 8h às 10h.
Natal (25 de dezembro)
Na quinta-feira, 25 de dezembro, não haverá atendimento presencial nas agências nem serão realizadas compensações bancárias, como Transferências Eletrônicas Disponíveis (TED).
Já na sexta-feira, 26 de dezembro, o atendimento retorna ao normal, desde que não haja feriado municipal.
Expediente dos bancos no Ano Novo (31 de dezembro e 1° de janeiro)
O último dia do ano com expediente normal e atendimento completo ao público será 30 de dezembro.
Na quarta-feira, 31 de dezembro, e na quinta-feira, 1° de janeiro (Confraternização Universal), não haverá expediente bancário nem compensações, como Transferências Eletrônicas Disponíveis (TED).
No dia 2 de janeiro, as agências voltam a funcionar normalmente, desde que não haja feriado municipal.
Pagamento de contas em dias sem atendimento bancário
As contas de consumo, como água, energia e telefone, que vencerem em 25/12, 31/12 e 1°/1 poderão ser pagas no próximo dia útil, sem acréscimos.
No caso de impostos e tributos, a Febraban alerta que o pagamento deve ser antecipado, quando o vencimento cair em feriados ou dias sem compensação, para evitar juros e multas. A entidade informa que, em geral, os tributos já têm datas ajustadas ao calendário de feriados, mas recomenda atenção redobrada e, se necessário, a antecipação ou o agendamento do pagamento pelos canais digitais.
Canais digitais seguem disponíveis
Durante todo o período, os meios eletrônicos continuam sendo uma alternativa prática e segura. Internet banking, caixas eletrônicos, atendimento telefônico e correspondentes bancários permitem a realização da maioria das operações, como pagamentos, transferências e consultas de saldo.
Além disso, boletos de clientes cadastrados como sacados eletrônicos podem ser pagos por meio do Débito Direto Autorizado (DDA), facilitando a organização financeira mesmo nos dias sem atendimento presencial.
*Com informações da Agência Brasil e supervisão de Jorge de Sousa
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