A partir das 00 horas deste sábado 100% da frota de ônibus deve voltar a operar normalmente em Curitiba e Região Metropolitana, conforme ficou determinado após audiência de conciliação que aconteceu na tarde desta sexta-feira (28), no Tribunal Regional do Trabalho.
De acordo com a assessoria de imprensa da Urbs, os próprios usuários de ônibus podem monitorar se as linhas estão funcionando dentro da normalidade e se os ônibus não estão atrasados através da ferramenta “itinerários”, no site da empresa.
Neste local é possível saber quantos ônibus estão circulando na hora da pesquisa, onde cada um deles está, e a hora prevista de chegada ao ponto desejado.
O usuário pode realizar a pesquisa através da linha que pretende utilizar, ou a partir do endereço de partida e de destino da viagem, neste caso o formulário vai informar quais linhas podem realizar o trajeto. Para pesquisar onde está o seu ônibus clique aqui.
Para quem usa smartphone, existe também o aplicativo “Ônibus Curitiba” para Android e IOS, que oferece informações extraídas direto do site oficial da Urbs.
É com esta ferramenta que a Urbs fiscaliza o andamento da frota, e é também através deste Centro de Controle Operacional que a Prefeitura de Curitiba sabe se a determinação judicial está sendo cumprida pelos motoristas durante a greve.
Além dos dados transmitidos para o usuário comum, a empresa tem acesso ao nome e documentos dos motoristas que estão trabalhando, horário de início e fim da jornada e velocidade média de cada veículo.
Cada ônibus, segundo a Urbs, conta com GPS e computador de bordo que repassam essas informações em tempo real. Além dos dados transmitidos pelos ônibus, a Urbs faz uso das imagens de câmeras de segurança espalhadas pela cidade e das câmeras de monitoramento, instaladas em terminais e estações tubo, que são usadas para verificar a operacionalidade da frota, como parada nas plataformas, abertura correta das portas, e tempo de espera para saída.
De acordo com a empresa, até a tarde de ontem, primeiro dia da greve, foram credenciados 450 veículos, entre eles microônibus, ônibus e vans, que continuam trabalhando com o transporte alternativo de passageiros. Os interessados em atuar no transporte alternativo podem comparecer diretamente na Urbs, na Rodoviária.