A Sanepar vai prorrogar a suspensão do rodízio de água em Curitiba e na Região Metropolitana até a próxima quarta-feira (10). A medida tomada pela companhia considera o impacto positivo das chuvas dos últimos dias nos níveis dos reservatórios, e também o novo Decreto nº 7.020/2021 do Governo do Estado, que estabelece a permanência das pessoas em casa, entre outras medidas restritivas para conter a disseminação do coronavírus no Paraná.

O diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, diz que a medida repete o mesmo princípio que orientou a suspensão temporária do rodízio na véspera do Natal.

“É, antes de tudo, uma medida que passa pela compreensão do momento agudo, sensível, pelo qual estamos todos vivendo com o agravamento da crise do coronavírus. É uma forma de a Sanepar colaborar para minimizar o impacto dessa situação”, declarou Stabile.

Embora reconheça a importância da medida para que as pessoas tenham mais conforto em casa com o abastecimento regular, a Sanepar reforça o pedido de colaboração com o uso racional de água, sem excessos nem desperdício.

Moradores da região metropolitana permanecem sem água

Apesar da suspensão do rodízio, moradores da Região Metropolitana de Curitiba estão sem água durante todo o final de semana e devem continuar com as torneiras vazias até esta segunda-feira (8). Segundo a Sanepar, a suspensão do abastecimento ocorre por causa da turbidez do rio Iraí. Confira o comunicado da empresa:

A Sanepar comunica que o despejo irregular de sedimentos na Bacia do Iraí ainda está afetando o sistema. A produção, a reservação e a distribuição de água da Estação de Tratamento Iraí continuam prejudicadas pelo excesso de turbidez. Novos bairros sofrem o impacto dessa ação neste fim de semana. A Sanepar está trabalhando de forma ininterrupta para resolver o problema. A distribuição de água deve ser retomada no período da noite deste domingo (7) e a previsão é de que o abastecimento normalize, gradativamente, na madrugada de segunda-feira (8).

Em uma situação como essa, a orientação é evitar qualquer desperdício, fazer reuso da água e priorizar alimentação e higiene. Pode haver falta de água e/ou redução de pressão na rede nos seguintes locais:

Colombo: Colônia Faria, Rincão, Canguiri, Guaraituba, Bella Vista, Parque Industrial, Atuba, Monte Castelo.

Campina Grande do Sul: Eugênia Maria, Vila Chacrinha, Vila Santa Cecília, Jardim Graciosa, Jardim Paulista, Jardim Nossa Senhora das Graças, Joana Olímpia, Moradias Timbu, Santa Rita de Cássia, Oswaldo Florêncio, Vila Cosme, Nossa Senhora das Graças, Cohapar, Cicamp, Área Industrial Pocinho, Área Industrial Riachuelo, Área Industrial São Paulo, Área Industrial Sede, Área Remanescente, Cacaiguera, Chácaras Olhos D´Água, Jardim João Paulo II, Jardim Araçatuba, Jardim da Campina, Jardim da Colina, Jardim Dahner, Jardim Diamante, Jardim Santa Angelina, Jardim Santa Rosa, Mitra, Recanto Verde, Sede Campina Grande, Jardim Ipanema, Jardim Nezita, Jardim Santa Fé, Timbu Velho e Vila Cosme.

Quatro Barras: Graciosa, Nossa Senhora das Graças, Jardim Menino Deus, Jardim Creplive, Patrícia, Maria Alice, Menino Deus, Centro, Pousada 4 Barras, Jardim Orestes Tha, Loteamento Bosque Merhy, Itapira, Chácaras São Sebastião,

Pinhais: Iapar, Palmital.

Guilherme Becker
Guilherme Becker

Editor

Guilherme Becker é formado em Jornalismo pela PUCPR, especializado em jornalismo digital. Possui grande experiência em pautas de Segurança Pública, Cotidiano, Gastronomia, Cultura e Eventos.

Guilherme Becker é formado em Jornalismo pela PUCPR, especializado em jornalismo digital. Possui grande experiência em pautas de Segurança Pública, Cotidiano, Gastronomia, Cultura e Eventos.