O que foi suspenso pelo governador foram os estudos sobre 21 escolas que funcionam em imóveis alugados

Depois do anúncio feito pelo governador Beto Richa (PSDB) de que os estudos para o fechamento de escolas estaduais foram suspensos, a secretária de Educação Ana Seres deu uma série de entrevistas para explicar as medidas adotadas pelo Governador.

Em entrevista ao colunista Denian Couto na RICTV Record, a secretária fez uma explicação didática dos estudos que estavam sendo feitos. Segundo Seres, 71 escolas estavam sendo avaliadas pela Secretaria Estadual de Educação (Seed), sendo que 31 escolas rurais e 19 centros de Educação de Jovens e Adultos (EJAs) já vem sendo estudados desde 2006.

Segundo a secretária, todos os anos essas unidades são avaliadas, porque naturalmente são escolas com poucos alunos. O que foi suspenso pelo governador foram os estudos sobre 21 escolas que funcionam em imóveis alugados. “O que está suspenso neste momento, nesse plano de reorganização, são esses contratos de aluguel”, disse Ana Seres.

A APP-Sindicato, entidade que representa os professores, criticou o governo estadual e, por meio de nota, considerou o recuo uma vitória. “É necessário comemorar mais essa vitória, pois o governador de fato recuou depois de tanta pressão que educadores(as) e comunidade fizeram. Mas, se tratando de um governo que não cumpre a lei, tampouco os compromissos assumidos durante a greve com os(as) trabalhadores(as), e, de quebra, bate em educador(a), é preciso ficar alerta e continuar a pressão”, informou.