Os funcionários de hospitais estaduais promovem uma paralisação durante toda esta terça-feira (25). Em diversas instituições hospitalares do Paraná, devem ser mantidos apenas os atendimentos de urgência e emergência.
Segundo o Sindicato dos Servidores Estaduais da Saúde do Paraná (SindSaúde), já aderiram ao movimento trabalhadores do Centro Hospitalar de Reabolitação, em Curitiba; Hospital Infantil de Campo Largo; Hospital Regional de Ponta Grossa; Hospital Regional São Sebastião, na Lapa; e hospitais das zonas norte e sul de Londrina. Ao longo do dia, também é esperada a participação de trabalhadores de Cascavel, Francisco Beltrão e Litoral.
Os servidores reivindicam criação de um Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) próprio; regularização de auxílio-transporte, que estaria sendo pago com atraso; reajuste de 25% no valor de uma gratificação criada no ano de 2004; e contratação de novos trabalhadores. Além disso, são solicitadas melhores condições de trabalho e fim da superlotação nas unidades hospitalares.
Nesta manhã, integrantes do SindSaúde participam de reunião com representantes do governo do Estado. Esta é a segunda vez, desde o início do mês de junho, que os servidores cruzam os braços.