Servidores municipais de Araucária suspendem greve e atividades voltam ao normal
Nesta quinta-feira (10), o Sindicato dos Servidores de Araucária (SIFAR), na Região Metropolitana de Curitiba, divulgou que os trabalhadores decidiram, em assembleia nesta quarta-feira (9), suspender a greve. A paralisação das atividades havia iniciado nesta segunda-feira (7) e, durante o período, foram realizadas passeatas e manifestações.
A categoria reivindica reajuste no vale alimentação e recomposição de 18% e aumento linear de R$ 500 incorporados aos salários. De acordo com o Sifar, os trabalhadores municipais não ganham nenhum tipo de reajuste há mais de dois anos, o que deixou tanto os salários como os vales defasados devido à inflação no país.
Apesar da suspensão da greve, o sindicato indicou que as mobilizações nos locais de trabalho devem continuar. A Prefeitura marcou uma audiência do Ministério Público do Trabalho (MPT) para conversar com os trabalhadores na próxima terça-feira (15), mas o Sifar afirmou que tentará dar mais celeridade ao processo e transferir o encontro para esta sexta-feira (11).
O que diz a Prefeitura
A assessoria de imprensa da Prefeitura de Araucária informou que o Governo Municipal mantém a data da conversa com os trabalhadores para a semana que vem e que, nesta quinta-feira (10), os serviços municipais estão sendo normalizados.
Ainda, afirmou que durante o período de paralização os atendimentos nas unidades de saúde ficaram mais demorados e foram priorizados os pacientes com mais urgência. Na segunda-feira (7), primeiro dia de greve, quatro Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) tiveram que fechar, mas neste momentos todos já estão em operação normal.