A Secretaria Municipal de Trânsito e Segurança (Setrans) de Maringá vai definir pontos de parada para mototaxistas. Dessa forma, a fiscalização se torna mais fácil, impedindo que condutores clandestinos atuem na cidade.
Já existe, segundo o secretário da Setrans Ademar Schiavone, um ponto em frente ao Terminal Urbano de Maringá, no centro da cidade. O projeto prevê inicialmente a definição de outros três, mas Schiavone afirma que outros serão demarcados, conforme a necessidade.
A implantação do projeto beneficiará os profissionais regularizados, que atualmente representam um quinto dos condutores que atuam como o serviço de mototáxi. Os outros terão de buscar a regularização para evitar penalidades.
Os pontos serão localizados na zona central, em frente ao Shopping Avenida Center, outro na zona norte, em frente à Estação Rodoviária, ambos com capacidade para 20 motos. Também haverá uma parada em frente ao Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro, onde são realizados eventos durante todo o ano.
Para que se possa atuar como mototaxista, é necessário ter 21 anos e carteira de habilitação na categoria “A” com validade de pelo menos dois anos. Exige-se ainda a apresentação de certidão de antecedentes criminais e comprovante de curso de qualificação.