O sistema de cartão transporte de Curitiba terá uma série de novidades nos próximos meses, o que possibilitará o fim da dupla-função dos motoristas de ônibus – proibida por lei no início do mês. A principal mudança será a partir do dia 1° de agosto, quando 62 linhas de ônibus que operam sem cobrador serão exclusivas para cartão, eliminando o pagamento da passagem com dinheiro.
Bancas de jornal (inicialmente, 23 pontos na cidade) passarão a vender cartões avulsos (que vão custar R$ 3,00 e poderão ser carregados com até 25 créditos) e também farão recarga de cartões usuário (até 220 créditos). Também será possível pagar a tarifa com o cartão no domingo – atualmente, ela só pode ser paga em dinheiro neste dia da semana.
Para isso, a primeira medida será, a partir da próxima segunda-feira (14), a abertura de postos de cartão no Terminal do Cabral, Terminal de Santa Felicidade e na Rua Nestor de Castro, nos fundos da Praça Tiradentes. Os postos atenderão de segunda a sexta-feira das 7 às 19 horas e aos sábados das 8h30 ao meio-dia.
O atendimento passará a ser feito também aos sábados nos postos já existentes: na sede da Urbs, na Rodoferroviária e nas Ruas da Cidadania da Matriz (Praça Rui Barbosa); Boqueirão, Boa Vista, Pinheirinho e Fazendinha. De segunda a sexta, o expediente continua a ser das 8h30 às 17 horas.
Entenda o porquê da mudança
Os estudos para a universalização do cartão transporte foram iniciados no começo do ano passado. O objetivo é ampliar o uso do cartão, hoje utilizado por 55% dos 1,1 milhão de passageiros pagantes por dia. A universalização do cartão representa segurança para usuários e trabalhadores do sistema, na medida em que reduz o volume de dinheiro nos ônibus, terminais e estações, diminui custos de operação e traz mais comodidade ao usuário, que não precisa se preocupar com o troco – o que também agiliza a operação.
A implantação de três novos postos com horário diferenciado tem como objetivo imediato atender principalmente os usuários das linhas que operam sem cobrador. São linhas convencionais (que ligam bairros, sem parada em terminais) e alimentadoras (que ligam bairros aos terminais), que operam com um total de 150 ônibus. Boa parte desses ônibus faz parada na Praça Rui Barbosa, onde já funciona um posto da Urbs, e próximo à Praça Tiradentes. Por isso, um dos pontos será instalado na Rua Nestor de Castro.
A exigência para que o pagamento da passagem nessas linhas seja feito apenas com o cartão transporte vai valer a partir de 1° de agosto e atende determinação judicial que proíbe que o motorista faça a cobrança da passagem, mesmo com o veículo parado no ponto.
Por outro lado, a ampliação do cartão transporte contribuirá para a redução de custos operacionais, ao evitar investimentos na adaptação dos 150 ônibus que hoje operam sem cobrador. A colocação de catracas e postos de trabalho para cobradores custaria em torno de R$ 2 milhões, além de quase R$ 1,5 milhão mensais com salários. Os motoristas que atuam nesse sistema recebem um percentual sobre o salário, definido nos acordos salariais da categoria. De acordo com a Urbs, sistemas semelhantes, de passagem cobrada pelo motorista, existem no município vizinho de Araucária, em Ponta Grossa e em várias cidades do mundo, especialmente da Europa.
O sistema começou a ser implantado em Curitiba em 2005. No total, essas linhas transportam por dia 70 mil passageiros pagantes e 60% deles já pagam a tarifa com o cartão transporte. Por viagem, são 26 passageiros e, destes, dez pagam em dinheiro.
Cartão avulso e pré-pago
Uma diferença entre os dois tipos de cartão transporte é a segurança em caso de roubo ou extravio. No cartão usuário, utilizado atualmente e que continuará sendo emitido nos postos de atendimento da Urbs, o cidadão pode definir o número de créditos a serem liberados por dia, com bloqueio automático a partir desse limite. Assim, em caso de roubo, o usuário perderá no máximo os créditos do dia, ficando o saldo restante resguardado no sistema. A partir da comunicação de roubo, o bloqueio do cartão é imediato. O cartão avulso não poderá ser bloqueado e nele não será possível limitar o número de créditos a serem liberados por dia.
Não é preciso morar em Curitiba para fazer o cartão usuário, que é gratuito (primeira via) e feito na hora, bastando apresentar um documento de identidade com foto, CPF e comprovante de endereço. No caso de extravio, a segunda via custa o equivalente a cinco passagens de ônibus, o que atualmente significa R$ 13,50.
A meta é que a maioria dos passageiros conte com o cartão usuário, ficando o cartão avulso como opção em uma necessidade eventual ou para quem está de passagem por Curitiba.
Confira as linhas de ônibus nas quais, a partir do dia 1°, a passagem só poderá ser paga com cartão transporte.
A Munhoz/Botânico
Ahú/Los Ângeles
Alferes Poli
Augusta
Augusto Stresser
Bigorrilho
Butiatuvinha
Canal Belém/Salgado Filho
Canal da Música/Vista Alegre
Cajuru
Cassiopéia
Cristo Rei
Dom Ático
Estribo Ahú
Estudante
Fernando de Noronha
Formosa
Fredolim Wolf
Guabirotuba
Interhospitais
Itupava/Hospital Militar
Jardim Arroio
Jardim Esplanada
Jardim Social/Batel
José Culpi
Julio Graff
Laranjeiras
Lindóia
Marechal Hermes/Santa Efigênia
Mateus Leme
Mercúrio
Mossunguê
Nilo Peçanha
Nossa Senhora de Nazaré
Novo Mundo
Ouro Verde/ Vila Bádia
Paineiras
Palotinos
Passaúna
Pinheirinho/CIC
Portão
Portão/Santa Bernadethe (Linha Verde)
Quartel General
São Benedito
São Bernardo
São João
São Jorge
Santa Amélia
Santa Bárbara
Santa Gema
Santa Quitéria
Solar
Tingui
Tramontina
Universidades
Vila Izabel
Vila Macedo
Vila Marqueto
Vila Rosinha
Vila Suíça
Veneza
Vila Velha/Buriti