Universidade públicas do Paraná estão com 10,8 mil vagas abertas pelo Sisu 2026. Por meio do Sistema de Seleção Unificada, os estudantes podem ter acesso ao ensino superior através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sem passar pelo vestibular.

Lista de aprovados Sisu 2025 é divulgada; saiba como acessar
Sisu 2026 oferta 10.846 vagas em instituições públicas de ensino superior no Paraná. (Foto: Jose Cruz/Agência Brasil)

Em todo o país, mais de 274 mil vagas foram distribuídas 7,3 mil cursos, em 587 municípios, segundo o Ministério da Educação (MEC). No Paraná, as oportunidades foram disponibilizadas em universidades estaduais, federais e também no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR).

Inscrições para o Sisu 2026 começam hoje (19)

As inscrições para o Sisu 2026 começam nesta segunda-feira (19) e podem ser feitas até o dia 23 de janeiro, pelo site do programa federal. Podem se inscrever estudantes que concluíram o Ensino Médio e que não tenham zerado a redação e nem declarado a opção de treineiro no Enem. É possível selecionar dois cursos para participar do processo seletivo.

Encerramento das matrículas para SiSu são prorrogadas para o dia 3 de fevereiro, após atraso da divulgação de aprovados
Inscrições para o Sisu podem ser feitas por meio do site do programa federal, até o dia 23 de janeiro. (Foto: Agência Brasil)

A partir deste ano, o Sisu passará a considerar o resultado das três últimas edições do Enem — 2023, 2024 e 2025. Essa edição do Sisu terá somente uma etapa de inscrição para as vagas ofertadas pelas instituições participantes. Dessa forma, os inscritos concorrerão, em um único processo seletivo, às vagas disponibilizadas para todo o ano letivo.

O resultado da única chamada regular será divulgado no dia 29 de janeiro. Todos os estudantes selecionados dentro das vagas disponíveis, tanto na chamada regular quanto por meio da lista de espera, deverão realizar a matrícula na instituição no período indicado no edital, a partir de 02 de fevereiro.

Vagas do Sisu nas universidades públicas do Paraná

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) é a instituição paranaense que oferece o maior número de oportunidades, com 4.650 vagas. Os cursos com mais vagas ofertadas na universidade são engenharias, em diferentes áreas.

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) vem em seguida, com a oferta de 1.294 oportunidades. O curso com maior quantidade de vagas é medicina. A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) possui 665 vagas, com inteligência artificial liderando o ranking de oferta. 

Já a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) conta com 708 vagas. Entre os cursos com maior número de vagas estão geografia e medicina.

O Sisu 2026 também conta com vagas ofertadas em instituições de ensino superior estaduais do Paraná. São 3.280 oportunidades ao todo, distribuídas entre as seguintes universidades:

  • Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
  • Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)
  • Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
  • Universidade Estadual do Paraná (Unespar)

Além delas, a Faculdade Municipal de Educação e Meio Ambiente (FAMA) oferta 40 vagas via Sisu.

Para apoiar os estudantes no processo de escolha do curso, o portal do Sisu disponibiliza uma ferramenta de consulta às vagas que permite pesquisar cursos por instituição, município, turno, grau acadêmico e modalidade de concorrência.

Confira o cronograma do Sisu

Inscrições19 a 23 de janeiro
Chamada regular     29 de janeiro
Matricula junto à instituição  02 de fevereiro
Manifestação de interesse na lista de espera  29 de janeiro a 2 de fevereiro

*com informações do Ministério da Educação

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui.

Rafael Nascimento

Repórter

Jornalista há mais de 15 anos, formado pela PUCPR e especializado em Gestão e Produção em Rádio e TV. Acumulou experiência em grandes redações em Curitiba, em TVs, sites de notícias e impresso, e na cobertura de eventos esportivos nacionais e internacionais.

Jornalista há mais de 15 anos, formado pela PUCPR e especializado em Gestão e Produção em Rádio e TV. Acumulou experiência em grandes redações em Curitiba, em TVs, sites de notícias e impresso, e na cobertura de eventos esportivos nacionais e internacionais.