A SpaceX, de Elon Musk, desempenha papel crucial no retorno de astronautas da NASA à Terra. Dois astronautas, Butch Wilmore e Suni Williams, iniciaram o retorno à Terra após uma missão inesperadamente prolongada de nove meses na Estação Espacial Internacional (ISS). Originalmente, a missão deveria durar apenas uma semana, mas uma série de contratempos técnicos estendeu significativamente a estadia dos astronautas no espaço.

A missão começou em junho e foi planejada como o primeiro voo de astronautas realizado pela Boeing. Contudo, a cápsula Boeing Starliner enfrentou tantos problemas que a NASA decidiu que ela deveria retornar vazia à Terra. Isso deixou Wilmore e Williams na ISS por um período mais longo do que o previsto. A situação se complicou ainda mais quando uma nova cápsula da SpaceX, designada para levar os substitutos, precisou de reparos extensivos em seus sistemas de baterias.
A solução encontrada pela empresa de Elon Musk foi o uso de uma cápsula mais antiga da SpaceX, que acoplou-se à ISS no último domingo, trazendo quatro novos astronautas de países como Estados Unidos, Japão e Rússia. A cápsula com Wilmore e Williams, além de outros dois astronautas, tem previsão de aterrissar na costa da Flórida, no sudeste dos EUA, ainda nesta terça-feira (18).
*Com informações da Agência Brasil
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui