No ano passado, o Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR) atendeu 80.266 consumidores. Na lista dos serviços com maior número de reclamações e denúncias dos paranaenses estão a telefonia fixa, bancos, telefonia móvel, TV por assinatura, cartões de crédito e planos de assistência funerária.
Os dados foram divulgados na segunda-feira (9) pelo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), que reúne informações sobre as reclamações apresentadas pelos consumidores aos Procons.
No Paraná, a campeã de reclamações é a empresa de telefonia Oi, com 5.569 registros, seguida pela Organização Social de Luto de Curitiba, com 2.444 reclamações, e pela Tim/Intelig, com 1.924 atendimentos.
O Boletim Sindec 2014 completo está disponível clicando aqui.
Brasil
Em todo o País, foram registrados 2.490.769 atendimentos pelos Procons integrados ao Sindec, sendo que 62,7% foram reclamações e denúncias e 37,3% correspondem a consultas e orientações prestadas aos consumidores.