Uma plataforma que permite aos médicos das unidades básicas de saúde de Curitiba a troca de informações, pela internet, com especialistas do Hospital das Clínicas está ajudando a reduzir o tempo de atendimento e espera dos pacientes. Chamado de telessaúde, o sistema completou seu terceiro mês de funcionamento no município com 1.902 casos debatidos virtualmente e 150 consultas especializadas realizadas com neurologistas.

“É bom saber que os pacientes que atendemos e que realmente precisam não estão ficando na fila para consultas neurológicas”, ressaltou Marta Borges, médica há cinco anos na unidade básica de saúde Vila Feliz, no Portão, durante um encontro para debater a utilização do Telessaúde.

De acordo com o neurologista do Hospital das Clínicas Marcos Lange, a rapidez na consulta especializada contribuiu na investigação clínica e resolução de muitos casos. “Antes da implantação do Telessaúde registrávamos cerca de 30% de faltas, além do fato de muitos já não apresentarem os sintomas que levaram os médicos das unidades básicas a solicitarem a consulta. Agora atendemos aqueles que realmente precisam e antes que o caso evolua para algo mais complicado de ser resolvido”.

Com a ferramenta, os profissionais da atenção primária encaminham via e-mail suas dúvidas para especialistas, que têm 72 horas para dar a orientação sobre o caso. A troca tem contribuído para diminuição das filas na neurologia, que agora duram em média duas semanas. Outra facilidade é que muitas vezes o paciente é encaminhado já com exames mais simples realizados. “Realizamos neste período 149 tomografias solicitadas pelo Telessaúde, o que facilita o atendimento do neurologista porque o paciente chega na consulta com o exame pronto”, afirmou Paulo Poli, diretor de Atenção Primária da Secretaria Municipal da Saúde.