A previsão do tempo para o resto da semana é de muito calor para todo o Estado

A primavera começa oficialmente em todo o Brasil às 5h20 da manhã desta quarta-feira (23) e o último dia de inverno foi de recordes de temperaturas em várias cidades do Paraná. Segundo o Instituto Meteorológico Simepar, a maior máxima registrada no Estado na tarde desta terça-feira (22) foi de 39,6°C, no município de Cambará, na região norte do Paraná.

Em Curitiba, o Simepar também registrou um recorde de temperatura nesta tarde. A capital bateu os 34,2°C durante a tarde, a maior máxima registrada em um mês de setembro nos últimos 20 anos. Em Londrina, região norte, os termômetros chegaram aos 36,9°C, maior temperatura do ano na cidade.

Maringá, na região noroeste, também registrou a maior temperatura do ano e maior máxima registrada em um mês de setembro, atingindo os 37,1°C. A cidade de Pato Branco, no sul do Paraná, chegou aos 35,3°C nesta última tarde de inverno, atingindo também o recorde em um mês de setembro. Em Assis Chateubriand, os termômetros chegaram a marcar 38,8°C perto das 16h.

A previsão para esta quarta-feira (23) é de mais calor, com temperaturas acima dos 30°C em quase todas as cidades do Paraná. Clique aqui e confira a previsão do tempo para a sua cidade.

 

Primavera

Segundo o site do Instituto Simepar, o volume de chuvas tende a aumentar naturalmente com a chegada da Privamera. Há também previsão de “eventos severos” como rajadas de ventos moderadas a fortes, granizos e grande quantidade de raios durante a estação. “As chuvas são causadas pelo deslocamento de frentes frias ou quentes bem como de eventos de curta duração que se desenvolvem entre as regiões Sul e Sudeste do país em associação às altas temperaturas com a maior quantidade de umidade no ar disponível em várias camadas da atmosfera”, explica o Simepar.