As altas temperaturas que atingem o Paraná nas últimas semanas devem começar a dar uma trégua entre sexta-feira e sábado, quando uma frente fria chega ao estado. Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, a massa de ar seco, conhecida como bloqueio atmosférico, começa a perder força e as temperaturas devem cair cerca de 6 graus no final de semana.
Nos próximos três dias, porém, não haverá grandes alterações nas condições do tempo no Paraná. O calor segue, com chuvas irregulares e rápidas no período de maior aquecimento.
Os dados relativos à umidade do ar mostram também que o ambiente está seco na maior parte do Paraná, até mesmo na região do litoral. Os índices mais extremos estão concentrados na faixa norte do estado. Em Paranavaí já está em 19% e em Londrina 20%. O índice de umidade ideal, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é de 60%.
Na terça-feira a temperatura máxima não passa de 32ºC em Curitiba; 33ºC em Londrina; 35ºC em Maringá, 34ºC em Cascavel e 35ºC no Litoral.
Já na sexta-feira, a temperatura máxima chega a 26ºC em Curitiba; 28ºC em Londrina, Maringá e Cascavel; e 27ºC no Litoral.