O Paraná está em alerta laranja para risco de tempestades com ventos intensos entre 60 e 100 km/h, segundo aviso do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Cidades como Mandirituba, Palmas, Curitiba e região metropolitana estão entre as afetadas.

pessoa andando na chuva para ilustrar o alerta laranja para tempestade no Paraná
O Paraná será afetado por uma forte frente fria (Foto: Geraldo Bubniak/AEN)

Um ciclone extratropical e o avanço de uma frente fria no Sul do Brasil causam fortes instabilidades no Sul do Brasil, entre domingo (21) e segunda-feira (22). As regiões do Paraná em alerta são: Sudoeste Paranaense; Sudeste; Oeste; Centro-Sul e Centro Oriental.

Com o alerta laranja, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Frente fria e ciclone avançam e acendem alerta para tempestade no Paraná

O Paraná deve enfrentar uma mudança brusca no tempo a partir de domingo (21), com a chegada de uma frente fria que avança pelo estado.

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a instabilidade começa pelo Oeste do estado, nas áreas de fronteira com o Paraguai, Argentina e Mato Grosso do Sul, além da divisa com Santa Catarina. A chuva também deve atingir o Noroeste, Sudoeste e Centro-Sul, com potencial de temporais localizados. Outras áreas do Paraná não estão livres de tempestades.

Além da chuva, a frente fria derruba as temperaturas de forma significativa. O meteorologista Fernando Mendes, do Simepar, explica que o aumento da nebulosidade e das instabilidades fará com que as tardes fiquem menos quentes, especialmente no Norte do estado.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!


Mahara Gaio

Repórter

Jornalista formada pela Universidade Positivo e pós-graduada em Jornalismo Digital. Produz pautas com foco em Clima e Tempo, além de Segurança, com ênfase em crimes e acidentes de repercussão no Paraná.

Jornalista formada pela Universidade Positivo e pós-graduada em Jornalismo Digital. Produz pautas com foco em Clima e Tempo, além de Segurança, com ênfase em crimes e acidentes de repercussão no Paraná.