Curitiba - O Paraná está na rota de fortes tempestades nesta sexta-feira (12), e Curitiba não ficará de fora. Embora os maiores acumulados estejam previstos para as regiões Oeste e Noroeste, a capital deve registrar chuva intensa a partir das 16h. O fim de semana também será marcado por instabilidade, com grande volume de precipitações.

Tempestade em Curitiba poderá ter rajadas de vento
Além da chuva volumosa, há risco de rajadas de vento acima de 70 km/h em alguns municípios. De acordo com o meteorologista do Simepar, Diulio Patrick, a situação será mais crítica no interior.
“Aqui na capital serão tempestades mais localizadas, o temporal vai ficar mais para as regiões Oeste e Noroeste. Em Curitiba, os acumulados podem chegar a 50 a 80 milímetros, chuva volumosa, neste sábado”, afirmou.
Sábado será o dia com mais acumulados em Curitiba
Em Curitiba, a maior atenção deve ser voltada para o sábado, quando o risco de temporais aumenta. No domingo, as precipitações devem perder força.
O cenário é causado por um sistema de baixa pressão sobre o Paraguai e o norte da Argentina, que favorece o avanço de umidade e calor da região amazônica em direção ao Sul do Brasil.
Defesa Civil orienta o que fazer durante tempestade em Curitiba
Diante das condições adversas, a Defesa Civil reforça recomendações de segurança. Em caso de chuva forte, é indicado manter lanternas à mão, permanecer em casa sempre que possível, evitar se abrigar sob árvores ou postes e desligar aparelhos da tomada para prevenir danos elétricos.
Em situações de emergência, o atendimento está disponível pelos telefones 199 e 193.
O capitão Vidal, da Defesa Civil, reforça a importância do cadastro para receber alertas gratuitos.
“A gente fala para a população que existe um alerta da Defesa Civil totalmente gratuito. Para se cadastrar, é só enviar o CEP por SMS para o número 4099. Além disso, também existe o WhatsApp, o número é de Brasília: 61 2034-4611”, orientou.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.