Curitiba - O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta laranja para acumulado de chuvas para alguns municípios do Paraná e estados vizinhos. O aviso, que vale até as 23h59 de sábado (8), prevê volumes de chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, o que pode causar alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios, especialmente em áreas de risco.

Chuva de até 50mm/dia ​​e ventos de até 60km/h podem atingir diversas regiões
Chuva de até 50mm/dia ​​e ventos de até 60km/h podem atingir diversas regiões, segundo o Inmet (Foto: reprodução / RICtv

De acordo com o INMET, o alerta laranja acumulado de chuvas engloba principalmente a Região Metropolitana de Curitiba, além de cidades do Litoral e interior do estado. Municípios como Almirante Tamandaré, Antonina e Adrianópolis estão entre os que podem sofrer os impactos mais severos.

O que fazer em caso de fortes chuvas?

Diante da gravidade do alerta laranja acumulado de chuvas, o INMET e a Defesa Civil recomendam algumas precauções essenciais:

  • Evite sair de casa durante os períodos de maior intensidade da chuva;
  • Não tente atravessar ruas ou estradas alagadas;
  • Fique atento a rachaduras e deslizamentos em encostas próximas à sua residência;
  • Proteja documentos e objetos importantes, colocando-os em sacos plásticos para evitar danos;
  • Em caso de emergência, acione os órgãos competentes: Defesa Civil pelo telefone 199 e Corpo de Bombeiros pelo 193.

Regiões em alerta laranja de acumulado de chuvas no Paraná

Além da Região Metropolitana de Curitiba, o alerta se estende para o Litoral e o interior do estado. Algumas cidades sob risco incluem:

  • Curitiba e região metropolitana: Almirante Tamandaré, Colombo, Piraquara, Araucária;
  • Litoral do Paraná: Antonina, Morretes, Paranaguá, Guaratuba;
  • Região Norte e Noroeste: Londrina, Maringá, Apucarana, Campo Mourão.

De acordo com o instituto, a recomendação é que os moradores dessas áreas acompanhem constantemente os boletins meteorológicos e sigam as orientações das autoridades locais.

Guilherme Fortunato

Editor

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.