O tempo segue instável em todo o Paraná nesta quarta-feira (14), com muita nebulosidade, calor e risco de tempestades em diversas regiões do estado. De acordo com a Climatempo, as pancadas de chuva devem ocorrer ao longo do dia, com maior persistência na metade leste paranaense, enquanto nas demais áreas os temporais serão mais isolados.

pessoa andando na chuva para ilustrar alerta laranja de tempestade no paraná
Quarta e quinta-feira serão marcadas por tempo instável no Paraná (Foto: Gilson Abreu/Arquivo AEN)

As temperaturas permanecem elevadas desde a manhã e sobem ainda mais à tarde, aumentando a sensação de tempo abafado. No Oeste do estado, os termômetros podem atingir até 29°C em Marechal Cândido Rondon. Em Pato Branco, no Sudoeste, a máxima prevista é de 28°C, enquanto em Palmas, no Sul, chega a 25°C.

Em Curitiba, o sol aparece entre muitas nuvens durante a manhã, mas a instabilidade aumenta ao longo do dia. A partir da tarde, há previsão de pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento, com risco de chuva forte. A temperatura máxima na capital pode chegar novamente aos 26°C.

Alerta laranja para tempestades no Paraná

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo para tempestades, válido das 12h às 23h59 desta quarta-feira (14). O aviso atinge as regiões do Norte Pioneiro Paranaense e do Centro Oriental Paranaense.

Segundo o Inmet, há previsão de chuva intensa, com volumes entre 50 a 100 milímetros por dia, além de ventos fortes, que podem variar entre 60 e 100 km/h, e queda de granizo.

Os principais riscos associados incluem alagamentos, queda de árvores, danos em plantações e interrupções no fornecimento de energia elétrica.

Na quinta-feira (15), o tempo continua instável no Paraná. A combinação de calor, umidade e a atuação de cavados em níveis médios da atmosfera favorece a formação de novas áreas de instabilidade.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui.

Mahara Gaio

Repórter

Jornalista formada pela Universidade Positivo e pós-graduada em Jornalismo Digital. Produz pautas com foco em Clima e Tempo, além de Segurança, com ênfase em crimes e acidentes de repercussão no Paraná.

Jornalista formada pela Universidade Positivo e pós-graduada em Jornalismo Digital. Produz pautas com foco em Clima e Tempo, além de Segurança, com ênfase em crimes e acidentes de repercussão no Paraná.