O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta quarta-feira (22) um alerta laranja para temporal no Paraná para os próximos dias. São esperadas rajadas de ventos de até 100 km/h.

Alerta Laranja de temporal no Paraná
Ventos intensos de chuva forte são esperadas no estado (Foto: Gilson Abreu/AEN)

Conforme o Inmet, as tempestades no território paranaense vêm acompanhadas de um volume de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia.

Além disso, há risco de queda de granizo, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Regiões afetadas pelo temporal no Paraná

A princípio, as regiões afetadas pelas fortes tempestades no território paranaense são: centro ocidental, noroeste, sudoeste, oeste, centro-sul e sudeste.

Alerta laranja de temporal no Paraná
Mapa mostra regiões em alerta laranja no Sul do Brasil (Foto: Inmet)

Região Sul do Brasil também está em alerta laranja

Assim como o Paraná, os outros dois estados do Sul do Brasil também estão em alerta laranja para temporal. Contudo, o Rio Grande do Sul segue sendo o mais afetado.

Além disso, parte da região serrana, oeste e o sul de Santa Catarina também estão sob aviso.

Primeira onda de frio com risco de geada se aproxima no Paraná; veja quando

Uma forte onda de frio se aproxima do Paraná e os dias de calor estão com o tempo contado. A frente fria chega neste final de semana no centro-sul do Brasil, de acordo com o Climatempo. Além disso, a próxima semana e o feriado também serão marcados por baixas temperaturas.

No sábado (25), devido a onda de frio, toda a região do extremo sul do estado deverá marcar temperaturas abaixo da média e registrar geada, já o sudoeste e as áreas mais centrais deverão seguir com o tempo firme. Curitiba deverá ficar com o céu encoberto e terá chance de garoa. No litoral haverá chance de chuva a qualquer momento do dia.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Guilherme Fortunato

Editor

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.