O Paraná continua sob alerta laranja para risco de tempestades com ventos de até 100 km/h, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso é válido desta quarta (3) até às 10h desta quinta (4).

foto do céu nublado para ilustrar alerta laranja de tempestades no paraná
Aviso meteorológico também aponta risco de danos, como queda de árvores e alagamentos (Foto: Gilson Abreu/AEN)

Ao todo 86 cidades como Paranavaí, Campina Grande do Sul e Adrianópolis, estão sob o alerta. Os ventos nessas cidades devem ficar entre 60 e 100 km/h, com chance de queda de granizo e chuva entre 50 e 100 milímetros por dia.

Nas regiões do Norte Pioneiro, Noroeste, Norte Central e Centro Oriental, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Em caso de rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Na quinta-feira (4), a circulação de ventos provenientes do oceano manterá a instabilidade no estado. O cenário será de chuvas isoladas e temperaturas mais amenas no leste e litoral.

A partir de sexta (5), uma nova frente fria se formará na região sudeste. A presença desta frente fria irá resultar na formação de uma área de alta pressão em sua retaguarda, que influenciará as condições de tempo sobre o Paraná.

A expectativa é de tempo firme em praticamente todo o estado, com sol entre nuvens e ausência de instabilidades. Enquanto o calor predominará no interior, as regiões leste e litoral continuarão sob maior influência dos ventos associados à área de alta pressão, que são mais frescos e trazem maior umidade, limitando a elevação das temperaturas.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui

Mahara Gaio

Repórter

Jornalista formada pela Universidade Positivo e pós-graduada em Jornalismo Digital. Produz pautas com foco em Clima e Tempo, além de Segurança, com ênfase em crimes e acidentes de repercussão no Paraná.

Jornalista formada pela Universidade Positivo e pós-graduada em Jornalismo Digital. Produz pautas com foco em Clima e Tempo, além de Segurança, com ênfase em crimes e acidentes de repercussão no Paraná.