O estado do Paraná segue com previsão para temporais nesta sexta-feira (24). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para risco de ventos de até 100 km/h em algumas regiões.

Paraná está sob alerta laranja para temporal
As instabilidades se intensificam no decorrer do dia (Foto: REUTERS/Amanda Perobell)

Além disso, chuva de moderada a forte intensa também deve atingir o estado, de acordo com o Climatempo. As pancadas atingem principalmente as regiões central e leste do estado.

Na faixa sul do Paraná, o tempo começa a ter algumas aberturas de sol, mas ainda podem ter algumas pancadas mais isoladas de chuva.

Alerta laranja e risco de temporais no Paraná

Com o alerta laranja emitido pelo Inmet, há previsão de ventos intensos de 60 a 100 km/h e queda de granizo. Além de risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Instruções:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Ventos de 100 km/h e temporais: como o ciclone extratropical pode impactar o Paraná

Um ciclone extratropical se aproximou do Brasil nesta quarta-feira (23) e trouxe impactos para o Sul do país, incluindo o estado do Paraná, fazendo mudanças no tempo da região.

árvores balançando por causa de vento forte para ilustrar a chegada do ciclone extratropical
Vendaval, fortes chuvas e até queda de granizo são esperados (Foto: Divulgação/Inmet)

Dessa forma, na quinta-feira (24), os temporais atingem o centro-sul, o leste de Mato Grosso do Sul, o estado do Paraná e o norte de Santa Catarina. Por causa dos altos volumes de chuva acumulados, há condições para a formação de alagamentos e/ou enchentes, de acordo com o Climatempo.

Além do ciclone, o meteorologista do Guilherme Borges explica que a atuação de uma baixa pressão sobre o Paraguai e o forte transporte de umidade da faixa norte também impactam no grande volume de chuva.

Na sexta-feira (25), a chuva diminui no Sul do Brasil e em Mato Grosso do Sul, mas continua no estado de São Paulo

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Mahara Gaio

Repórter

Jornalista formada pela Universidade Positivo e pós-graduada em Jornalismo Digital. Produz pautas com foco em Clima e Tempo, além de Segurança, com ênfase em crimes e acidentes de repercussão no Paraná.

Jornalista formada pela Universidade Positivo e pós-graduada em Jornalismo Digital. Produz pautas com foco em Clima e Tempo, além de Segurança, com ênfase em crimes e acidentes de repercussão no Paraná.