O estado do Paraná segue com previsão para temporais nesta sexta-feira (24). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para risco de ventos de até 100 km/h em algumas regiões.

Além disso, chuva de moderada a forte intensa também deve atingir o estado, de acordo com o Climatempo. As pancadas atingem principalmente as regiões central e leste do estado.
Na faixa sul do Paraná, o tempo começa a ter algumas aberturas de sol, mas ainda podem ter algumas pancadas mais isoladas de chuva.
Alerta laranja e risco de temporais no Paraná
Com o alerta laranja emitido pelo Inmet, há previsão de ventos intensos de 60 a 100 km/h e queda de granizo. Além de risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Instruções:
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Ventos de 100 km/h e temporais: como o ciclone extratropical pode impactar o Paraná
Um ciclone extratropical se aproximou do Brasil nesta quarta-feira (23) e trouxe impactos para o Sul do país, incluindo o estado do Paraná, fazendo mudanças no tempo da região.

Dessa forma, na quinta-feira (24), os temporais atingem o centro-sul, o leste de Mato Grosso do Sul, o estado do Paraná e o norte de Santa Catarina. Por causa dos altos volumes de chuva acumulados, há condições para a formação de alagamentos e/ou enchentes, de acordo com o Climatempo.
Além do ciclone, o meteorologista do Guilherme Borges explica que a atuação de uma baixa pressão sobre o Paraguai e o forte transporte de umidade da faixa norte também impactam no grande volume de chuva.
Na sexta-feira (25), a chuva diminui no Sul do Brasil e em Mato Grosso do Sul, mas continua no estado de São Paulo.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui