Paraná - O tempo segue chuvoso em boa parte do Paraná nesta sexta-feira (2). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo para tempestades de verão. O aviso indica risco de ventos fortes (60 a 100 km/h), queda de granizo e chuva intensa entre zero hora e 23:59 desta sexta, com possibilidade de acumulados de até 100 milímetros.

O alerta é válido para as regiões Oeste, Noroeste, Centro-Oeste e Norte Pioneiro do estado, além de parte dos Campos Gerais. Há risco de corte de energia, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
O alerta laranja vale para algumas das maiores cidades do estado, como Londrina, Maringá, Campo Mourão, Cascavel, Umuarama, Guarapuava e Ponta Grossa.
De acordo com o Climatempo, desde as primeiras horas desta sexta, o fluxo de calor e umidade, associado à passagem de uma frente fria, influencia o tempo em boa parte do Paraná. A chuva varia de fraca a moderada pela manhã e deve ganhar intensidade ao longo do dia. A nebulosidade ganha força no período da tarde, com chuva moderada a forte e risco de temporais no Oeste e Norte paranaenses. As temperaturas seguem elevadas.
Leia também: Janeiro chega com muita chuva no Paraná
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) explica que o estado sofre influência do avanço de uma massa de ar mais seco a partir das áreas mais ao sul.
Com isso, as condições meteorológicas nesta sexta permanecem mais propensas à formação de pancadas de chuva, especialmente na metade norte e no leste do estado. Durante a tarde, o forte aquecimento deve predominar, com temperaturas máximas superiores a 30 °C em todas as regiões.
Alerta laranja: primeiro dia do ano no Paraná é chuvoso
A primeira quinta-feira do ano de 2026 foi marcada pela chuva persistente no Paraná. Segundo o Simepar, devido à presença de muita umidade na atmosfera, ao aquecimento diurno e à passagem de um cavado, várias regiões do estado registraram tempestades rápidas, mas intensas, capazes de ocasionar grandes volumes de chuva em curto intervalo de tempo, além de alta incidência de raios e fortes rajadas de vento.
As chuvas mais intensas acompanhadas de trovoadas se localizaram na Grande Curitiba, na Região Sudoeste, fronteira com a Argentina, Campos Gerais e no Norte paranaense. As maiores precipitações do dia foram registradas em Foz do Jordão (52 mm), Mangueirinha (52,2 mm), Cruzeiro do Iguaçu (46,2 mm), Laranjeiras do Sul (43,2 mm) e Nova Laranjeiras (40,8).
As temperaturas permaneceram elevadas em todas as regiões do estado, com maior aquecimento nas faixas norte e litorânea, onde as máximas devem se aproximar dos 35 °C.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!