O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para tempestade e um alerta amarelo para chuvas intensas no Rio Grande do Sul.

chuva para ilustrar o alerta laranja no sul do Brasil
Boa parte do estado tem alerta para chuva intensa (Foto: Reprodução/Inmet)

Com o alerta amarelo, que vale até esta quarta-feira (7), às 10h, o Sudoeste rio-grandense, Noroeste, Sudeste e Centro Ocidental Rio-grandense ficam sob risco de chuvas intensas.

Alerta laranja no Sul do Brasil

O alerta laranja também é válido até esta quarta (7), às 10h, e os ventos podem atingir 100 km/h, com risco de queda de granizo. Ainda, há chances de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

No entanto, a faixa afetada pelo temporal é menor, com isso, as regiões em risco são: Sudoeste Rio-grandense, Noroeste e Centro Ocidental Rio-grandense.

Chuva volumosa

O climatempo afirma que grandes volumes de chuva são esperados para parte do Rio Grande do Sul até o sábado (10). A expectativa é de que a chuva mais volumosa e persistente ocorram no sul e oeste do estado.

Ainda, o instituto esclarece que as chuvas fortes previstas não podem ser comparadas com o evento de chuva extrema que ocorreu no fim de abril de 2024. Com isso, não há expectativa de chuva extrema e tão prolongada como nesta mesma época no ano passado.

Instruções:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Mahara Gaio

Repórter

Jornalista formada pela Universidade Positivo e pós-graduada em Jornalismo Digital. Produz pautas com foco em Clima e Tempo, além de Segurança, com ênfase em crimes e acidentes de repercussão no Paraná.

Jornalista formada pela Universidade Positivo e pós-graduada em Jornalismo Digital. Produz pautas com foco em Clima e Tempo, além de Segurança, com ênfase em crimes e acidentes de repercussão no Paraná.