A Defesa Civil do Paraná emitiu alertas de risco para tempestades severas em várias regiões do estado. A atualização divulgada nesta quinta-feira (6) indica que o tempo deve se agravar entre a tarde de sexta-feira (7) e a manhã de sábado (8).

Há previsão de ventos acima dos 80 km/h, granizo e chuva intensa, com potencial para alagamentos, destelhamentos e quedas de árvores. De acordo com o Simepar, as tempestades severas devem atingir primeiramente as regiões Sudoeste e Oeste do Paraná na tarde de sexta-feira, avançando para as demais áreas entre o fim da tarde e a noite.
O risco é muito alto na metade Oeste e alto na metade Leste do Estado, com possibilidade de acumulados superiores a 50 mm em poucas horas.
O meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), explica que o calor e o avanço de um sistema de baixa pressão atmosférica vão intensificar as instabilidades.
“Um intenso sistema de baixa pressão formado entre o Paraguai e o Sul do País impulsionará uma frente fria associada ao deslocamento de um ciclone extratropical. Isso potencializa a formação de tempestades com ventos fortes e granizo”.
Calor antecede chegada das tempestades no Paraná
Antes da virada do tempo, na sexta-feira (7), os termômetros podem alcançar 34°C em algumas cidades do Norte e Oeste. O contraste térmico deve favorecer a formação de tempestades intensas e localmente severas.
A partir da tarde de sábado (8) e durante a madrugada de domingo (9), o ciclone extratropical que se desloca para o oceano deve provocar rajadas de vento entre 40 e 60 km/h, com picos que podem ultrapassar 80 km/h no Litoral.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui