Paraná - O Paraná está na rota de tempestades nesta sexta-feira (12). O alerta de perigo foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e abrange 352 dos 399 municípios paranaenses.

Conforme o instituto, são esperadas chuvas volumosas, entre 30 e 60 mm/h, podendo chegar aos 100 mm/dia, fortes rajadas de vento, entre 60 km/h e 100 km/h, e até queda de granizo.
Ainda há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos, ainda segundo o INMET.
O alerta de perigo é válido a partir das 22h desta quinta-feira (11) e se estende ao fim da noite de sexta.
Tempestades ingressam no Paraná pela faixa Oeste
De acordo com o INMET, as áreas de instabilidade devem se formar no Paraguai e se deslocam ao Paraná ainda nesta quinta-feira (11), pelo Oeste do estado.
“As áreas de instabilidade, que devem se formar no Paraguai na tarde ou noite de hoje, vão avançando e ao longo da madrugada devem começar a atingir o Paraná de hoje para amanhã”, detalha o meteorologista Danilo Siden.

Dos municípios do Oeste paranaense, as tempestades se espalham para as regiões Noroeste, Norte, Central, Sul e cidades dos Campos Gerais.
As chuvas também devem alcançar a faixa Leste do estado, mas em menor intensidade. Em Curitiba, Região Metropolitana e no Litoral, são esperadas chuvas de até 50 mm/dia e rajadas de vento entre 40 km/h e 60 km/h.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.