O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) divulgou uma imagem espacial do antes e depois da cidade de Rio Bonito do Iguaçu, no centro-sul do Paraná, atingida por um tornado na última sexta-feira (7). A foto mostra a região urbana do município e foi construída por um ortomosaico – imagem aérea de alta precisão criada a partir da união de várias fotografias.

A imagem do antes e depois auxilia o governo federal e a Defesa Civil Nacional a mensurar a dimensão dos danos provocados pelo fenômeno. O material também tem ajudado no planejamento das ações de resposta e reconstrução da cidade.
“Nossas equipes estão em campo, o centro da cidade foi muito danificado, com várias edificações destruídas ou destelhadas”, afirmou o diretor substituto do Departamento de Obras de Proteção e Defesa Civil da Sedec, Bráulio Eduardo Maia.
Segundo o diretor, um levantamento aéreo foi realizado com drone, cobrindo cerca de 70% a 80% do centro do município. Outro levantamento complementar ainda será realizado, incluindo a zona rural. O material resultou em um acervo de cerca de 1.500 imagens, utilizadas para a produção do ortomosaico, uma composição fotográfica que permite visualizar, com precisão, o panorama geral da área afetada.
“O ortomosaico é como se fosse a junção de todas essas fotos, formando uma grande imagem que mostra a cidade por completo. Ele nos ajuda a planejar e contabilizar a reconstrução das casas, além de identificar edificações públicas danificadas que podem receber apoio do Governo Federal”, completou Maia.
Com base nas informações do ortomosaico e nos levantamentos em andamento, a Defesa Civil Nacional seguirá apoiando o município na elaboração dos planos de reconstrução de moradias e de infraestrutura pública danificada.
O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, destacou o compromisso em prestar assistência imediata à população afetada. “O Governo Federal está mobilizado para apoiar o Paraná. Nossas equipes estão atuando em campo, ao lado das defesas civis estadual e municipais, para garantir atendimento às famílias atingidas e apoiar a reconstrução das áreas afetadas”, afirmou o ministro.
Simepar confirma três tornados no Paraná; ventos atingiram até 330 km/h
Uma análise detalhada da tempestade e dos fortes ventos que atingiram o Paraná na noite de sexta-feira (7), confirma a ocorrência de três tornados no estado. Conforme dados do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), divulgados nesta segunda-feira (10), além de Rio Bonito do Iguaçu, as cidades de Turvo e Guarapuava, também no centro-sul paranaense, tiveram registros de ventos acima de 200 km/h, com classificação de tornado.

As análises foram feitas, além do trabalho em cima dos radares, com vídeos, sobrevoos e vistorias em solo. A equipe técnica segue realizando estudos e análises de outras ocorrências suspeitas.
De acordo com o Simepar, as condições atmosféricas — com grande aporte de calor e umidade, além da intensificação e mudança na direção dos ventos com a altura, — criaram um ambiente favorável à formação de tempestades severas e tornados no Estado.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!