Os moradores de um condomínio recém-inaugurado no bairro Costeira, em Araucária, passaram por um grande susto na noite desta segunda-feira (9). Durante as chuvas intensas que atingem a cidade, barrancos localizados próximo aos prédios desmoronaram e atingiram pelo menos quatro blocos. Em um dos residenciais, a terra chegou a atingir o segundo andar.

O condomínio, inaugurado há oito meses, possui 191 apartamentos, distribuídos em várias torres. Por conta dos incidentes desta segunda (9), os moradores de quatro blocos precisaram deixar suas residências e pernoitar em outros lugares.
“Havia um muro de contenção para aquela encosta, mas devido provavelmente a quantidade de chuva, e possível dificuldade de escoamento dessa água, esse muro acabou cedendo e indo de encontro a um dos blocos”, comentou o tenente Malaquias do Corpo de Bombeiros.
Moradores de condomínio ficam revoltados
O risco de novos deslizamentos e de danos nas residências causou revolta em moradores. Uma mulher, que tentou liberar o acesso da imprensa no condomínio, porém, foi barrada pelo síndico, destacou que o barranco já apresentava sinais de risco.
“Foi questionado aquele barranco de terra. Sempre que chove verte muita água, a gente vê que não tem nenhum tipo de coisa que escorra água, isso é nítido. Uma semana chovendo, vai continuar chovendo, como as pessoas vão continuar ficando aqui?”, desabafou Vanicélia dos Santos.

Um advogado também destacou que durante a construção, as barreiras de contenção feitas com terra chamaram a atenção dos moradores. “A gente passava aqui no período de construção e já percebíamos que esse muro com sacos de terra, poderia acontecer algum tipo de deslizamento. E hoje estamos aí, presenciando o que aconteceu”, comentou Vitor Lassen.
A princípio, os moradores de quatro blocos seguem com as residências interditadas. O deslizamento dessa segunda derrubou muros, grades e a terra chegou a invadir alguns imóveis.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui