Curitiba - O calor intenso registrado nesta segunda-feira (22), em Curitiba, não foi apenas sensação térmica. Os termômetros marcaram 32,3°C na estação do Simepar e 32,8°C na estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura mais alta registrada na capital em 2025.

recorde calor intenso curitiba
O calor deve permanecer nos próximos dias (Foto: Valquir Aureliano/SECOM)

Diversas cidades do estado registraram alta temperatura

E o calor não foi exclusividade da capital. Outros municípios do Paraná também registraram as maiores temperaturas do ano. Em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, os termômetros chegaram a 32,1°C, segundo o Simepar. Já em União da Vitória, no Sul do Estado, a temperatura alcançou 33,7°C, a maior marca de 2025 até o momento no município.

Calor intenso deve permanecer nesta terça (23)

De acordo com a Simepar, nesta terça-feira (23), o cenário segue de intenso aquecimento em todas as regiões paranaenses. A maioria das cidades deve registrar temperaturas acima dos 30°C, mantendo a sensação de tempo abafado.

A partir da tarde, o calor tende a amenizar apenas no Oeste e Sudoeste do Estado, devido à ocorrência de pancadas de chuva que podem se estender até a noite. Nessas regiões, o aquecimento combinado com a entrada de uma frente fria no Sul do Brasil aumenta o risco de temporais.

No restante do Paraná, o calor continua predominando. O tempo abafado favorece a formação de nuvens carregadas, mas as chuvas devem ocorrer de forma isolada e de curta duração, principalmente entre a tarde e a noite. Em Curitiba, a máxima prevista é de 32°C.

No Litoral, as temperaturas sobem ainda mais em comparação ao dia anterior, com máximas de até 35°C em áreas como Antonina e Morretes, enquanto nas praias os termômetros chegam a cerca de 31°C.

O tempo fica ainda mais abafado no interior do Paraná

No interior, o calor é ainda mais intenso. Em Serra Azul, no Vale do Ribeira, a previsão indica temperaturas próximas dos 40°C, após registros de 38°C no dia anterior. No Norte Pioneiro, os termômetros podem atingir 35°C, enquanto Londrina deve chegar a 33°C e as regiões de Maringá e Paranavaí a 34°C. Já no Centro-Sul, Guarapuava pode registrar 31°C, e os Campos Gerais, especialmente Ponta Grossa, até 32°C.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui.

Jessica Ibrahin

Repórter

Jéssica Ibrahin é formada em Jornalismo e pós-graduada em Ciência Política pela UNICAP. Atuou em redações de rádio, TV e portais de notícia, com experiência em entrevistas e reportagens sobre política, cultura e comportamento.

Jéssica Ibrahin é formada em Jornalismo e pós-graduada em Ciência Política pela UNICAP. Atuou em redações de rádio, TV e portais de notícia, com experiência em entrevistas e reportagens sobre política, cultura e comportamento.