Com a chegada de um veranico no Sul do Brasil, o Paraná pode registrar calor intenso e dias muito quentes nesta semana. As temperaturas altas tendem a deixar o ar mais seco e aumentar o risco para a propagação dos focos de fogo.

foto do sol para ilustrar a previsão de calor no Paraná
Paraná registra altas temperaturas durante o inverno (Foto: Jonathan Campos/AEN)

O Climatempo prevê aumento das temperaturas no estado, especialmente no noroeste do Paraná, no Triângulo Mineiro e em São Paulo, podendo superar os 35°C em alguns locais.

Entre quarta (21) e quinta-feira (22), a tendência é de calor mais intenso no norte e noroeste do estado, com máximas ainda mais elevadas e ar seco predominante.

Na quinta, as temperaturas disparam em todo o estado e o dia terá a presença do sol forte, com a previsão de tempo firme em todas as regiões. Na sexta-feira (23) não há previsão de chuva e as temperaturas vão continuam subindo.

Alerta amarelo para calor no Paraná

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para baixa umidade até às 20h desta quarta-feira (20). As regiões do Paraná em alerta são: Norte Pioneiro e Centro Oriental.

Ciclone extratropical

Enquanto isso, algumas áreas do estado são afetadas por um ciclone extratropical que pode causar ventos de até 100 km/h. O Paraná terá dias de tempo instável devido à combinação de um ciclone extratropical e a passagem de uma frente fria pelo estado.

pessoa andando na chuva para ilustrar a chegada do ciclone no Paraná
O Inmet emitiu alerta laranja para boa parte do Paraná (Foto: Gilson Abreu/AEN)

Na quarta-feira (20), a chuva deve ocorrer principalmente durante a madrugada e o início da manhã, com intensidade variando de moderada a forte em algumas áreas. A atmosfera mais quente eleva o risco de temporais isolados, especialmente nas regiões próximas a Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.

Além da chuva, a população deve se preparar para ventos fortes, com rajadas que podem chegar a 70 km/h, incluindo na capital, Curitiba. 

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui        

Mahara Gaio

Repórter

Jornalista formada pela Universidade Positivo e pós-graduada em Jornalismo Digital. Produz pautas com foco em Clima e Tempo, além de Segurança, com ênfase em crimes e acidentes de repercussão no Paraná.

Jornalista formada pela Universidade Positivo e pós-graduada em Jornalismo Digital. Produz pautas com foco em Clima e Tempo, além de Segurança, com ênfase em crimes e acidentes de repercussão no Paraná.