O Paraná se prepara para dias de calor. A previsão do tempo indica que o tempo firme chega, com temperaturas que podem ultrapassar os 30ºC. O estado enfrentou uma semana de frio e de garoa em algumas regiões. Veja a previsão para os próximos dias

Veja quando o calor chega ao Paraná
Crianças curtem o calor em Curitiba (Foto: Jonathan Campos/AEN)

Conforme o ClimaTempo, o calor começa a chegar ao Paraná já neste sábado (16), especialmente nas regiões norte e noroeste. Nessas áreas, o tempo deve continuar firme, com o sol aparecendo durante todo o dia. Contudo, em algumas regiões são previstas pancadas de chuva de fraca a moderada. 

“Neste sábado a influência dos ventos úmidos vindos do oceano ainda persiste sobre o leste e litoral do Paraná. Essa condição estimula a formação de nuvens e pancadas de chuva fraca a moderada intensidade, sobretudo nas cidades costeiras, além de manter o céu mais encoberto ao longo do dia”, explicou o meteorologista Vitor Takao.

Além disso, Takao explica que em Curitiba também deve chover durante a madrugada e também no final do dia. A máxima não deve passar dos 19ºC na capital paranaense. 

“Na Grande Curitiba, o sol já começa a aparecer mais e a previsão é de tempo firme, com temperaturas mais estáveis e amenas ao longo do dia. Já no interior, o tempo segue estável ao longo de todo o dia, com o sol predominando em praticamente todas as regiões”, concluiu o meteorologista.

Calor avança pelo Paraná 

De acordo com o instituto, o calor avança com força entre o oeste, noroeste e norte, onde as temperaturas podem superar os 30ºC em municípios como Paranavaí, Maringá e Umuarama.  

Já na segunda-feira (18), início da próxima semana, a faixa leste do estado ainda sofre a influência dessa umidade que vem do oceano, que mantém o céu parcialmente encoberto com chance de chuva fraca isolada em cidades do litoral. 

“Nas demais regiões, o tempo seco continua prevalecendo sob predomínio e atuação de um sistema de alta pressão do interior do continente. O dia será de céu aberto, com o sol predominando e temperaturas em elevação, principalmente nessas regiões mais quentes, do oeste, noroeste e norte. Nessas áreas, a umidade relativa do ar volta a cair de maneira acentuada à tarde, mantendo os índices em níveis críticos”, disse Takao.

Baixa umidade no Paraná
De acordo com o ClimaTempo, há risco de baixa umidade no Paraná

Ciclone extratropical provoca mudanças nas temperaturas

Conforme o ClimaTempo, um ciclone extratropical se forma no oceano e provoca mudanças nas temperaturas no Paraná. De acordo com a previsão, o tempo segue aberto no interior do estado, mas os ventos podem trazer chuvas fortes para o Sul, Sudoeste e Oeste. 

“As pancadas de chuva chegam à noite com potencial para serem fortes e acompanhadas de raios, principalmente nessas áreas de fronteira entre as regiões de Foz do Iguaçu, Umuarama, Campo Mourão e também Francisco Beltrão. E vale destacar que no fim da noite e também ao longo da madrugada de quarta-feira há possibilidade de não estar descartada a formação de linhas de estabilidade associadas ao avanço da frente fria”, finalizou Vitor Takao.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui        

Guilherme Fortunato

Editor

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.