O forte calor e as tradicionais chuvas de verão seguem em praticamente todo o Paraná neste fim de semana. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) os termômetros devem ultrapassar os 30º na maior parte do estado.

Nascer do Sol no Paraná; calor deve seguir na maior parte do estado
Clima deve ficar mais ameno apenas perto da virada de ano. (Foto: José Fernando Ogura/AEN)

Já as chuvas de verão devem ocorrer, principalmente, entre a tarde e a noite em algumas regiões do Paraná. As precipitações serão de curta duração, ou seja, com baixas possibilidade de se tornarem temporais.

“A partir da tarde temos previsão de chuvas de curta duração, chuva bem típica de verão, que já tem acontecido ao longo da semana e continua nesta sexta-feira. Por vezes essas chuvas vêm para refrescar, amenizam momentaneamente o calor, mas logo depois que a chuva passa já temos aberturas de sol novamente e fica muito abafado. Isso é corriqueiro durante o verão e está bem clássico”, explica Lizandro Jacóbsen, meteorologista do Simepar.

Calor e chuvas de verão foram predominantes na semana de Natal no Paraná

foto do litoral do Paraná para ilustrar dias de calor
Fim de semana seguirá com forte calor em todo o Paraná. (Foto: Roberto Dziura Jr/AEN)

Desde o dia 22 de dezembro, o forte calor e as chuvas de verão tem sido predominantes na maior parte do Paraná.

Cidades como Curitiba, Fazenda Rio Grande, Cerro Azul, Pinhais, Lapa e Irati registraram temperaturas máximas pelo menos 5°C acima da temperatura máxima média para o mês de dezembro.

Somente na capital paranaense a máxima média para dezembro é de 26,5°C, e as máximas desde o dia 22 estão acima dos 31°C. A maior temperatura foi registrada na última quarta-feira (24), com 32,3°C.

O cálculo de índice de calor, que leva em contra a sensação térmica em consideração a temperatura registrada no termômetro e a umidade presente na atmosfera, chegou a 47°C em algumas cidades do litoral na véspera de Natal. Essa marca deve se manter no fim de semana.

“As temperaturas só ficarão mais amenas nos últimos dias do ano. Entre os dias 30 e 31 teremos uma passagem de frente fria pelo Sul do Brasil, e com o tempo mais instável e chuvoso as temperaturas voltam à normalidade. Continuaremos com tempo muito abafado, mas não com esse calor excessivo dos últimos dias. Teremos temperaturas mais próximas da média climatológica”, finaliza Jacobsen.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui.

Jorge de Sousa

Editor

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.