Com diversas regiões registrando calor muito acima da média, o Paraná está em alerta vermelho para uma onda de calor extremo. E o calorão fora de época não deve dar refresco tão cedo, de acordo com a previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

Onde de calor acima da média predomina no Paraná até a metade do mês de maio
Tempo ensolarado e temperaturas acima da média predominam no Paraná nos próximos dias (Foto: Reprodução/Canva)

Segundo os meteorologistas, as temperaturas elevadas, muitas vezes acima dos 30°C, e o clima seco e ensolarado devem predominar na maior parte do estado por no mínimo uma semana. Sem contar um breve refresco previsto para a próxima terça-feira (14), as temperaturas elevadas só devem perder força a partir do dia 17 de maio.

As regiões onde o calorão fora de época será mais intenso são o norte, o noroeste e o oeste do estado, locais onde os termômetros registrarão temperaturas acima dos 30º quase que diariamente. As maiores máximas previstas para o período devem ser registradas no domingo (12), com 33ºC em Guaíra e Umuarama; e segunda-feira (13), também com 33ºC em Maringá.

Na terça-feira, com a chegada da chuva, as temperaturas caem em todo o estado, com máxima de 26ºC prevista para Maringá, Londrina e Paranavaí. Mas voltam a subir no dia seguinte, com previsão de 30ºC em Paranavaí na quarta-feira (15) e 31ºC em Umuarama na quinta-feira (16).

E somente na sexta-feira (17) é que as temperaturas voltam a cair e se aproximar das médias históricas do mês, com máximas de 24ºC em Maringá, e somente 19º em Foz do Iguaçu, por exemplo.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

perfil Luciano Balarotti
Luciano Balarotti

Repórter

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.