Uma forte chuva acompanhada de ventania atingiu Matinhos, no litoral do Paraná, na noite de domingo (18). Além da tempestade, raios foram registrados, tanto do tipo nuvem-solo quanto intranuvem.

Forte chuva com ventania em matinhos
Testemunhas registraram o momento em que a cidade é atingida pela tempestade (Foto: colaboração/André Rotherberger Neto)

De acordo com dados divulgados pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o volume de chuva na cidade alcançou 27 mm, registrados em dois episódios intensos, com precipitações de 11,8 mm e 14,4 mm, cada uma concentrada em 15 minutos. Alguns pontos do município registraram alagamentos

Vídeo mostra momento em que forte chuva acompanhada ventania atinge Matinhos

Nas imagens abaixo é possível ver a forte chuva acompanha da ventania, em Matinhos. Galhos voaram e pessoas corriam desesperadas para se livrarem da chuva. Assista:

Vídeo: colaboração/André Rotherberger Neto
Vídeo: colaboração/André Rotherberger Neto

Além de Matinhos, outras cidades do litoral paranaense registram raios

Os números de raios que atingiram o litoral do Paraná consideram o período entre 0h e 22h do domingo e mostram que as cidades de Guaraqueçaba, Antonina e Paranaguá lideraram o ranking de descargas elétricas na região.

fotos dos raios no paraná
Mais de cinco mil raios foram registrados (Foto: Lizandro Jacóbsen/Simepar e Joaquim Deslandes)

Guaraqueçaba liderou o número de descargas elétricas que atingiram diretamente o solo, com 619 registros. Em seguida aparecem Antonina, com 549, e Paranaguá, com 545 raios. Morretes somou 143 ocorrências, enquanto Pontal do Paraná registrou 93, Guaratuba teve 55 e Matinhos, 12.

Raios intranuvem passam de mil em duas cidades do Paraná

As descargas intranuvem, que ocorrem no interior das nuvens e indicam instabilidade atmosférica, também apresentaram números elevados. Antonina liderou com 1.442 registros, seguida por Guaraqueçaba, com 1.165. Guaratuba teve 416, Paranaguá 386, Morretes 105, Pontal do Paraná 35 e Matinhos 22.

Com a soma dos raios intranuvem e dos que atingiram o solo, o litoral do Paraná ultrapassou 5 mil descargas elétricas no período analisado.

Instabilidade perde força nesta segunda-feira

Segundo o boletim meteorológico do Simepar, a tendência é de redução das instabilidades ao longo do dia, com o avanço gradual de uma massa de ar mais seco sobre o Paraná. Ainda assim, o norte do estado segue com maior condição para temporais isolados.

Na faixa leste, que inclui o litoral e a Região Metropolitana de Curitiba, a nebulosidade permanece mais intensa, com possibilidade de chuva fraca ocasional. As temperaturas começaram o dia mais baixas em relação aos últimos dias, especialmente no centro-sul, sudeste, Campos Gerais e RMC, com mínimas entre 14°C e 17°C.

Veja o momento dos raios no Paraná

Raios observados do bairro Santa Felicidade, em Curitiba (Vídeo: Joaquim Deslandes)
(Vídeo: Lizandro Jacóbsen/Simepar)

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui

Jonathas Bertaze

Repórter

Jonathas Bertaze é formado em Jornalismo desde 2023, pós-graduado em Assessoria, Gestão de Comunicação e Marketing e especializado na cobertura de pautas de Segurança, como crimes e acidentes, além de Cotidiano e Loterias, com resultados da Caixa Econômica.

Jonathas Bertaze é formado em Jornalismo desde 2023, pós-graduado em Assessoria, Gestão de Comunicação e Marketing e especializado na cobertura de pautas de Segurança, como crimes e acidentes, além de Cotidiano e Loterias, com resultados da Caixa Econômica.