A formação de um novo ciclone extratropical entre o norte da Argentina e o Uruguai promete trazer chuva forte, ventos intensos e risco de temporais para praticamente todas as regiões do Paraná a partir de domingo (12). Antes disso, o sábado (11) ainda será de tempo mais firme em boa parte do interior, mas com céu nublado e umidade elevada no Leste e no Litoral.

pessoas correndo na chuva para ilustrar ciclone no Paraná
Ciclone causa temporais no Paraná (Foto: Ricardo Marajó/Prefeitura de Curitiba)

Em Curitiba, o sol deve aparecer de forma tímida à tarde, e as temperaturas sobem um pouco, com máxima próxima de 20°C. No Norte, os termômetros voltam a marcar até 30°C, enquanto o Oeste chega a 28°C. Já o Litoral deve permanecer com chuva fraca e tempo fechado ao longo do dia.

Chegada do ciclone no Paraná

No domingo, o cenário muda completamente. O avanço da frente fria associada ao ciclone trará instabilidade generalizada. As chuvas começam durante a madrugada nas regiões Oeste, Sudoeste e Noroeste, acompanhadas de rajadas de vento que podem ultrapassar 70 km/h, segundo o meteorologista Elizandro Jacóbsen, do Simepar.

Ao longo do dia, o mau tempo se espalha rapidamente para as regiões Centro-Sul, Norte, Leste e Litoral. O risco de temporais isolados com raios e queda de granizo não está descartado. Em Curitiba e Região Metropolitana, a chuva chega à tarde, acompanhada de ventos fortes e trovoadas.

De acordo com a Climatempo, mesmo nas áreas onde a chuva for menos intensa, as rajadas de vento serão sentidas em todo o estado, independentemente da precipitação.

A instabilidade deve continuar na segunda-feira (13), com chuva moderada a forte atingindo boa parte do Paraná, principalmente as regiões Norte e Leste. Há possibilidade de novos temporais em alguns pontos.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!


Mahara Gaio

Repórter

Jornalista formada pela Universidade Positivo e pós-graduada em Jornalismo Digital. Produz pautas com foco em Clima e Tempo, além de Segurança, com ênfase em crimes e acidentes de repercussão no Paraná.

Jornalista formada pela Universidade Positivo e pós-graduada em Jornalismo Digital. Produz pautas com foco em Clima e Tempo, além de Segurança, com ênfase em crimes e acidentes de repercussão no Paraná.