Uma família de Curitiba teve a casa alagada pela chuva forte que atingiu a região norte da capital no final da tarde de domingo (30). Móveis, eletrodomésticos, roupas, documentos, praticamente tudo foi perdido na água, que represou no terreno da família (veja vídeo abaixo) no bairro Vista Alegre. A casa, na Rua Dona Herminia Lupion, fica abaixo do nível da via. Os moradores precisaram ser socorridos pela vizinhança.

Casas na Vista Alegre sofreram alagamento após chuva do último domingo (30)
Moradores que tiveram a casa alagada na Vista Alegre perderam praticamente tudo. (Foto: Kainan Lucas/Ric RECORD)

“É difícil ver o pouco que a gente tem, que a gente conquista, indo embora em segundos. Perdemos documento, dinheiro, cartão… foi tudo por água abaixo”, contou a moradora Maria Santos ao repórter Kainan Lucas, da Ric RECORD.

Ela relatou os momentos de desespero que a família passou quando a água começou a subir.

“Foi muito triste, um caos, tinha criança saindo pela janela, cachorro se afogando, entramos em pânico”, disse Maria Santos.

Segundo os moradores, a água chegou a dois metros de altura. “Já deu enchente aqui, mas não desse jeito. A água estava pelo pescoço, chegou na altura da porta”, relatou Laudemir da Silva, que ajudou a família a deixar a casa.

“Quando vim ver o que estava acontecendo, eles ainda estavam tentando salvar os móveis, mas falei que eles iam morrer afogado e pedi para saírem. Bens a gente compra de novo, mas a vida é uma só”, disse Laudemir da Silva.

Os moradores culpam a falta de manutenção na tubulação de águas pluviais que passa pelo terreno vizinho, que não é edificado, pela inudanção. Foi a terceira vez que isso aconteceu, mas o último episódio foi o pior, dizem.

“O problema é a manilha no terreno ao lado, que entope e a água começa a subir para casa da gente. Já pedimos ajuda da prefeitura, Defesa Civil, mas até agora não conseguimos uma solução”, afirmou Maria Santos. “O dono desse terreno é falecido e ninguém consegue achar a família”, disse Laudemir da Silva.

Crédito: Ric RECORD

Queda de árvores e pontos de alagamento

Segundo o Simepar, a Vista Alegre foi um dos bairros mais castigados pela chuva de domingo. Foram 40,6 milímetros de precipitação. Houve quedas de árvores sobre carros e ruas inundadas.

Em toda a cidade foram 35 ocorrências de queda de árvore e sete pontos de alagamento. Boa Vista, Santa Felicidade e Atuba foram os bairros mais castigados pelo mau tempo. Ocorreram queda de granizo, ruas alagadas e rajadas de ventos que chegaram a 61,6 km/h.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui

Sérgio Luis de Deus

Editor

Jornalista formado pela PUCPR com 25 anos de carreira. Especializado em política, economia e cotidiano. Pós-graduado em Sociologia Política pela UFPR e em Planejamento/Gestão de Negócios pela FAE

Jornalista formado pela PUCPR com 25 anos de carreira. Especializado em política, economia e cotidiano. Pós-graduado em Sociologia Política pela UFPR e em Planejamento/Gestão de Negócios pela FAE