O Rio Grande do Sul está em alerta laranja para tempestades, alagamentos e inundações nesta terça-feira (17). Em alguns municípios, as fortes chuvas tiraram famílias de suas casas e aulas foram suspensas por causa das enchentes. Em Santa Maria, o volume acumulado foi de 153 milímetros até o final desta manhã. Situação pode piorar.

De acordo com o MetSul, especialmente do centro, oeste e sul do estado, as tempestades trouxeram alagamentos, inundações, transbordamentos de córregos e outros estragos.
Além disso, o instituto divulgou que nas últimas 24 horas, foram registrados 159 milímetros de chuva em Encruzilhada do Sul, 147 em São Vicente do Sul, 138 em São Borja e 97 em Caçapava do Sul.
Alerta de temporais e enchentes: Santa Maria registra alto volume de chuvas
Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os acumulados de chuva desde sábado (14) somam 234 milímetros em São Vicente do Sul, 205 em Santa Maria, 204 em São Borja e 195 em Encruzilhada do Sul.
Os volumes ainda não são definitivos porque a chuva segue forte nesses municípios do Rio Grande do Sul.

Situação deve agravar
De acordo com o MetSul, a situação deve se agravar ainda mais no estado, já que a previsão do tempo indica que as chuvas continuam sobre o território.
Até a sexta-feira (20), o volume de chuvas será alto. Os volumes serão expressivos nesta quarta-feira (18), exceto nos pontos mais ao norte do estado. Em algumas regiões a chuva pode somar de 100 mm até 150 mm.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui