O ciclone extratropical que atinge o Sul do Brasil deve provocar um frio intenso para o Paraná ao longo da semana. O estado enfrenta a semana mais gelada do ano com temperaturas de -1ºC em algumas cidades.

Ciclone traz risco de geadas para algumas regiões do Paraná
Paraná enfrenta semana mais gelada do ano (Foto: Eraldo Torres/Arquivo ANPr)

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), as chuvas começam a deixar o território paranaense nesta terça-feira (28). Além disso, o destaque passa a ser o declínio das temperaturas. As temperaturas mínimas estão previstas para o período da noite.

Segundo o Simepar, o dia mais frio da semana será na quarta-feira (29). Isso porque o ciclone extratropical que atua bem próximo ao litoral do Rio Grande do Sul provoca o frio mais intenso no Paraná e Santa Catarina, além do território gaúcho. Com isso, são previstas geadas entre o oeste, centro-sul e parte da Grande Curitiba.

Essa onda de frio dura praticamente toda semana, mas durante a quinta (30) e sexta-feira (31), as temperaturas mais baixas são esperadas mesmo entre o centro sul e o leste paranaense.

Paraná enfrenta semana mais fria do ano e pode registrar -1ºC

O Paraná está na semana mais fria do ano e algumas cidades podem registrar temperaturas negativas, segundo o ClimaTempo. A máxima mais baixa não deve passar dos 15ºC. 

De acordo com o instituto, o dia mais gelado da semana e do ano até o momento será na quarta-feira (29). Em General Carneiro, na região sul paranaense, a temperatura mínima pode ser de -1ºC. 

Já em Curitiba, a mínima deve ser de 5ºC na quarta-feira. Além disso, a capital teve a máxima mais fria do ano nesta segunda-feira (27), com os termômetros chegando aos 15ºC. 

Apesar disso, a quarta será de sol na capital paranaense com máxima de 17ºC e com sensação de frio durante todo o dia. 

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Guilherme Fortunato

Editor

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.