A chegada de um ciclone extratropical junto com uma frente fria deixa o estado do Paraná em alerta vermelho a partir desta segunda-feira (8) para ventos intensos que podem ficar acima de 100 km/h, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

foto de estragos causados por temporais para ilustrar avanço de ciclone no paraná
Boa parte do Paraná deve ser atingida por ventos fortes (Foto: Valdelino Pontes/SECID)

O ciclone deve se formar entre esta segunda (8) e terça (9), atuando entre o Paraguai, o nordeste argentino e o Sul do Brasil. No entanto, segundo a Climatempo, os efeitos desse sistema devem se estender pelo centro-sul do país até quinta-feira (11).

A formação do ciclone e o avanço da frente fria favorecem o surgimento de amplas áreas de instabilidade, capazes de gerar nuvens densas, chuva intensa em curtos períodos, descargas elétricas e rajadas de vento em estados do Sul, além de parte das regiões Sudeste e Centro-Oeste.

Todos os estados do Sul do Brasil, estarão sujeitos a chuvas fortes, ventos e rajadas fortes a muito fortes. Na Grande Curitiba, o tempo também fica instável durante a terça-feira, mas o maior risco de ventania será na quarta (10).

Ciclone e alerta vermelho no Paraná

O Inmet emitiu dois alertas amarelos para tempestades com ventos de até 100 km/h, alerta laranja, ventos costeiros e alerta vermelho com ventos que podem ultrapassar os 100 km/h.

Além disso, há chance de chuva maior que 100 milímetros por dia e queda de granizo. Também há grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.

As regiões em alerta vermelho são: Centro Ocidental, Noroeste, Sudoeste, Oeste, Sudeste, Norte Central, Centro-Sul e Centro Oriental. Em caso de enxurrada coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos. Em caso de situação de grande perigo confirmada: Procure abrigo, evite permanecer ao ar livre.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Mahara Gaio

Repórter

Jornalista formada pela Universidade Positivo e pós-graduada em Jornalismo Digital. Produz pautas com foco em Clima e Tempo, além de Segurança, com ênfase em crimes e acidentes de repercussão no Paraná.

Jornalista formada pela Universidade Positivo e pós-graduada em Jornalismo Digital. Produz pautas com foco em Clima e Tempo, além de Segurança, com ênfase em crimes e acidentes de repercussão no Paraná.