Os remanescentes do ciclone tropical Dianne estão causando chuvas intensas que afetarão extensas áreas do centre e leste da Austrália durante essa semana. O fenômeno, que atingiu a costa de Kimberley no início do último sábado (29), está especialmente associado a riscos de inundações em vários estados.

A princípio, alertas e avisos de clima severo foram emitidos para partes do interior da Austrália Ocidental e para os distritos de Tanami e Lasseter, no Território do Norte. De acordo com o portal australiano Weather Zone, previsões indicam um aumento significativo nas chuvas entre esta segunda (31) e quinta-feira (3), deslocando-se cada vez mais para o leste.
As regiões que devem sentir os efeitos mais intensos incluem o Território do Norte, Austrália do Sul, Queensland e o norte de Nova Gales do Sul. Estima-se que a chuva acumulada desta semana exacerbará as inundações já existentes em diversos rios do país.
A expectativa é de um aumento nos níveis de rios, riachos e córregos, devido à combinação de chuvas atuais e as que ocorreram nas semanas anteriores. Isso pode resultar em inundações superficiais que afetarão infraestruturas, como estradas e linhas ferroviárias, potencialmente isolando comunidades rurais.
Às 18h da última sexta-feira (28), o ciclone tropical já estava a cerca de 280 quilômetros ao norte da região de Kimberley. Conforme o Bureau of Meteorology, ventos de até 75 quilômetros por hora já atingiram comunidades locais logo após as 2h da manhã de sábado.
Moradores da região se preocupam com ciclone
Apenas neste ano, oito ciclones tropicais se formaram na costa oeste de Austrália. Conforme o relato de uma moradora ao portal australiano ABC, pessoas da região estão com um “mau presságio” sobre a chegada de Dianne.
“Temos muitos alertas de ciclone aqui em Derby. Podemos ficar complacentes quando você está aqui há anos e anos e nada acontece”, afirmou. “Mas este… Tem uma sensação diferente”.
Além disso, diversas pessoas estão estocando materiais para suas famílias. De acordo com a enfermeira Liya Thomas, a comunidade estará preparada para caso as condições piorem.
“Estou me preparando e preparando a minha família, mas, na realidade, não sei como vai ser”, relatou. “Não é uma questão de medo, podemos superar qualquer coisa”.
O que é um ciclone?
Geograficamente, um ciclone é um sistema de ventos que se forma em torno de uma área de baixa pressão atmosférica. Esses fenômenos também podem ser chamados de depressões atmosféricas ou centros de baixa pressão.

A princípio, ciclones podem causar chuvas intensas, rajadas de ventos e tempestades, que podem levar a inundações, erosões costeiras e danos à infraestrutura. Eles são classificados como tropicais, extratropicais ou subtropicais.
Os ciclones são formados quando o ar quente e úmido se eleva, favorecendo a formação de nuvens e precipitação. Eles apenas são formados quando há ventos em diferentes níveis da atmosfera e quando a temperatura da superfície do mar está acima de 26 °C.
Como se preparar para a chegada de um ciclone?
Pessoas que moram em regiões que podem ser atingidos por ciclone precisam estar atentos às previsões do tempo. Boletins de previsão e atualizações meteorológicas são importantes para haver tempo de se preparar para a chegada do fenômeno natural.
Além disso, é importante planejar uma rota de evacuação com antecedência. Por mais que a casa esteja protegida, é importante saber para onde ir caso o pior aconteça.
Já para proteger a residência da chegada do ciclone, é recomendável proteger primeiramente portas e janelas. Também é recomendável que os membros da família evitem caminhar pelo local durante o ciclone e se mantenham do lado da casa que esteja a favor do vento.
Confira uma lista do que ter em casa antes da chegada de um ciclone:
- Alimentos não perecíveis suficientes para cinco a sete dias
- Água para beber e para higiene pessoal (três litros por pessoa por dia)
- Medicação
- Artigos de higiene pessoal
- Kit de primeiros socorros
- Alimentos/suprimentos para animais de estimação
- Baterias
- Roupas de proteção e calçados fechados
- Dinheiro físico
- Documentos valiosos
- Itens de valor pessoal
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!