Brasil - Um ciclone extratropical acompanhado de ventos fortes e pancadas de chuva atinge o Sul do Brasil nesta segunda-feira (28). Há previsão de muita nebulosidade e pancadas de chuva com intensidade moderada em várias áreas da região, especialmente no leste do Rio Grande do Sul e no sudeste de Santa Catarina, onde as precipitações devem se concentrar entre a madrugada e a manhã.

Imagem de chuva em cidade para representar os ventos forte e chuva que vão atingir o Sul do Brasil
Fique atento à previsão e se mantenha em local seguro com a presença de ventos fortes e pancadas de chuva que atingem o Sul do país (Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil)

Ventos fortes com pancadas de chuva no Sul do país: veja as rajadas previstas

Conforme o Climatempo, os ventos fortes acompanhado de chuva no Sul do Brasil são um fator de atenção. Rajadas entre 51 km/h e 70 km/h devem atingir o centro-leste gaúcho, com valores mais intensos, entre 71 km/h e 90 km/h, previstos para o leste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. No litoral norte do Rio Grande do Sul, as rajadas podem superar os 91 km/h.

Previsão do tempo no Paraná

Já conforme o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), no Paraná, o tempo começou com pancadas isoladas no extremo sul do estado, especialmente na região de Pato Branco. A frente fria segue atuando no oceano, mas, por estar próxima à costa, provoca ventos intensos entre o centro, o leste e o litoral paranaense. As rajadas podem chegar a 80 km/h e afetar a Região Metropolitana de Curitiba.

Ao longo do dia, a instabilidade perde força no Paraná. A previsão é de que o sol volte a aparecer entre nuvens durante a tarde em cidades como Curitiba, Ponta Grossa e no litoral. Ainda pode ocorrer chuvisco leve à noite devido à umidade residual. No entanto, áreas como Londrina, Maringá, Guarapuava e Palmas seguem com condição para pancadas moderadas até o fim do dia. Nessas regiões, os ventos variam entre 40 km/h e 50 km/h, sem previsão de maiores transtornos.

Para o extremo oeste e sudoeste do Paraná, o Simepar indica ausência de chuva nesta segunda. Com a passagem da frente fria, massas de ar polar começam a atuar no sul da região, derrubando as temperaturas.

Temperaturas baixas a partir de terça-feira (29)

A madrugada de terça-feira (29) deve ser marcada por céu encoberto e temperaturas baixas em boa parte do Paraná. Em Curitiba e Região Metropolitana, pode haver chuvisco fraco nas primeiras horas do dia. A previsão é de tempo mais aberto nas regiões norte, noroeste e litoral do estado, com frio predominando tanto nas mínimas quanto nas máximas.

O Simepar também aponta que quarta-feira (30) e quinta-feira (31) devem ser os dias mais frios da semana. Cidades como Palmas, General Carneiro e São Mateus do Sul podem registrar mínimas abaixo dos 5 °C, com possibilidade de geada devido ao tempo mais firme e ausência de nebulosidade. Em Curitiba, a temperatura máxima prevista para quarta-feira é de 16 °C. O tempo segue seco até a quinta-feira, com tardes ensolaradas, mas frias, especialmente no centro-sul e leste do estado.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Jonathas Bertaze

Repórter

Jonathas Bertaze é formado em Jornalismo desde 2023, pós-graduado em Assessoria, Gestão de Comunicação e Marketing e especializado na cobertura de pautas de Segurança, como crimes e acidentes, além de Cotidiano e Loterias, com resultados da Caixa Econômica.

Jonathas Bertaze é formado em Jornalismo desde 2023, pós-graduado em Assessoria, Gestão de Comunicação e Marketing e especializado na cobertura de pautas de Segurança, como crimes e acidentes, além de Cotidiano e Loterias, com resultados da Caixa Econômica.