Pelo menos 40 cidades de Santa Catarina tiveram as aulas suspensas tanto em escolas estaduais quanto municipais devido ao alerta de perigo com a aproximação do ciclone extratropical, que atinge toda a região Sul e Sudeste do Brasil desde segunda (8) até quinta-feira (11).

A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC/SC) alerta para risco moderado a alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas e destelhamentos. No Litoral, as rajadas de vento ficam mais fortes, podendo atingir 70 km/h.
Os alertas emitidos são de atenção e avisos especiais para diversas regiões do estado, destacando em vermelho a Grande Florianópolis, o Litoral Norte e o Litoral Sul.
Nesta terça-feira (9), conforme o governo do estado, a suspensão das aulas se aplica nos turnos da manhã e da tarde nas regiões classificadas com alertas laranja (alto risco) e vermelho (muito alto).

A prefeitura das cidades também enviaram comunicados sobre o cancelamento das aulas, conforme o portal ND Mais. Veja a lista completa abaixo:
Norte de SC
- São Francisco do Sul
- São Bento do Sul
- Canoinhas
- Itaiópolis
- Campo Alegre – creches funcionando com atendimento emergencial
- Itapoá
- Joinville
- Araquari
- Balneário Barra do Sul
- Massaranduba
Litoral Norte
- Balneário Camboriú
- Itapema
- Tijucas
- Itajaí
- Navegantes
- Porto Belo
- Bombinhas
Sul de SC
- Timbé do Sul
- Lauro Muller
- Tubarão
Grande Florianópolis
- São José
- Florianópolis
- Palhoça
- Angelina
- Santo Amaro da Imperatriz
Vale do Itajaí e Alto Vale
- Gaspar
- Timbó
- Indaial
- Ascurra
- Rio do Sul
- Agrolândia
- Dona Emma
- José Boiteux
- Braço do Trombudo
- Presidente Getúlio
Oeste e Extremo-Oeste
- Chapecó
- Xanxerê
- Guaraciaba
- Seara
- Videira
- Pinheiro Preto
Decisões por município
- Chapecó: aulas suspensas no noturno de segunda e nos turnos matutino e vespertino de terça; noturno de terça permanece normal, salvo novo aviso.
- Xanxerê: suspensão total nesta terça, incluindo Cemeis, contraturno, serviços de convivência e atividades da Secretaria de Esportes.
- Timbó: suspensão para NEIs, UPEs e escolas.
- Rio do Sul: suspensão na educação infantil e ensino fundamental; eleições para diretores adiadas para quinta (11).
- Dona Emma e José Boiteux: creches mantêm atendimento em regime de plantão; demais unidades têm aulas suspensas.
Ciclone extratropical segue até quinta (11) em Santa Catarina
Na quarta-feira, o ciclone se desloca para alto mar e a instabilidade perde intensidade. Ainda assim, o vento ganha força, com rajadas entre 60 e 80 km/h na maior parte do estado. Nas regiões litorâneas e serranas, as rajadas podem atingir 100 km/h em determinados períodos. Apesar da possibilidade de pancadas rápidas de chuva, o risco de ocorrências tende a diminuir.
O mar também fica agitado entre quarta e quinta-feira (11), com risco de ressaca e ondas de 3,0 m a 3,5 m, podendo chegar a 4,0 m em alto mar no Litoral Sul. Na quinta-feira, não há mais previsão de chuva, e o vento passa a soprar do sudeste.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.