O Rio Grande do Sul se encontra sob um alerta vermelho para risco de fortes tempestades, devido a formação de um ciclone extratropical e o avanço de uma frente fria no Sul do Brasil. A situação é preocupante porque as rajadas de vento podem até superar os 100 km/h, causando transtornos, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

ciclone atinge o Rio Grande do Sul
Com o alerta vermelho, há risco de alagamentos no estado (Foto: Defesa Civil/RS)

Esse vendaval pode causar danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário. A chuva deve ser superior a 60 milímetros por hora ou maior que 100 milímetros por dia. Além disso, pode haver queda de granizo.

“O vento nestes vendavais deve ficar perto e acima de 100 km/h em vários municípios, porém em alguns, mais isoladamente, as rajadas podem ser muito severas e com força destrutiva, alcançando marcas de 120 km/h a 150 km/h, explica o Metsul

regiões do rio grande do sul sob alerta vermelho
(Foto: Divulgação/Inmet)

Ciclone no Rio Grande do Sul atinge também o Paraná

O Paraná também será atingido pelo ciclone extratropical. Mais de 100 cidades estão sob alerta laranja para risco de tempestade com ventos que podem chegar a 100 km/h, e possibilidade de queda de granizo.

Com isso, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. As regiões em alerta são: Sudoeste Paranaense; Sudeste; Oeste; Centro-Sul e Centro Oriental.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Mahara Gaio

Repórter

Jornalista formada pela Universidade Positivo e pós-graduada em Jornalismo Digital. Produz pautas com foco em Clima e Tempo, além de Segurança, com ênfase em crimes e acidentes de repercussão no Paraná.

Jornalista formada pela Universidade Positivo e pós-graduada em Jornalismo Digital. Produz pautas com foco em Clima e Tempo, além de Segurança, com ênfase em crimes e acidentes de repercussão no Paraná.