A formação de um ciclone extratropical associada ao avanço de uma nova frente fria provocou uma tempestade de grande intensidade em General Villegas, na província de Buenos Aires, na tarde de sábado (15). Imagens que circulam nas redes sociais mostram a chegada de uma enorme nuvem carregada, que tomou o céu da região em poucos minutos.

momento da tempestade chegando devido ao ciclone e frente fria
Frente fria avança pelo Paraná (Foto: Reprodução/X/@chematierra)

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o sistema deve alterar significativamente o tempo no Sul do Brasil nesta segunda-feira (17).

A instabilidade registrada na Argentina antecede o deslocamento da frente fria, que favorece a formação de tempestades rápidas e intensas. A previsão indica chuva forte, queda de granizo, grande quantidade de raios e rajadas de vento que podem passar dos 100 km/h em áreas isoladas.

O ciclone e sua frente fria continuam avançando e devem alcançar Mato Grosso do Sul nesta segunda-feira (17). Com isso, aumentam as chances de vendavais, chuva volumosa e granizo, cenário que pode provocar destelhamentos, queda de árvores, interrupção de energia e pontos de alagamento.

Regiões de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e São Paulo também devem registrar temporais com ventos intensos e possibilidade de granizo.

Avanço de ciclone e frente fria deixa tempo instável no Paraná e boa parte do Brasil

Conforme a Climatempo, na terça-feira (18), a frente fria irá se deslocar entre o Paraná e São Paulo, favorecendo a ocorrência de pancadas de chuva, especialmente na metade Leste do estado, onde a precipitação poderá ser forte, com risco de temporais.

No Sul, Sudoeste e Noroeste também poderão ocorrer pancadas de intensidade moderada a forte. Em Curitiba, o dia será nublado, com possibilidade de chuva a qualquer momento e risco de temporais.

Os acumulados podem ser significativos, aumentando o risco de transtornos. As temperaturas serão mais amenas no Sul e Leste, enquanto no Norte e Noroeste o tempo permanecerá abafado.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui

Mahara Gaio

Repórter

Jornalista formada pela Universidade Positivo e pós-graduada em Jornalismo Digital. Produz pautas com foco em Clima e Tempo, além de Segurança, com ênfase em crimes e acidentes de repercussão no Paraná.

Jornalista formada pela Universidade Positivo e pós-graduada em Jornalismo Digital. Produz pautas com foco em Clima e Tempo, além de Segurança, com ênfase em crimes e acidentes de repercussão no Paraná.