Um ciclone extratropical se aproxima do Brasil nesta quarta-feira (23) e traz impactos para o Sul do país, incluindo o estado do Paraná, fazendo mudanças no tempo da região.

Dessa forma, na quinta-feira (24), os temporais atingem o centro-sul, o leste de Mato Grosso do Sul, o estado do Paraná e o norte de Santa Catarina. Por causa dos altos volumes de chuva acumulados, há condições para a formação de alagamentos e/ou enchentes, de acordo com o Climatempo.
Além do ciclone, o meteorologista do Guilherme Borges explica que a atuação de uma baixa pressão sobre o Paraguai e o forte transporte de umidade da faixa norte também impactam no grande volume de chuva.
“Essa combinação também vai favorecer o cenário chuvoso sobre todo o estado do Paraná, para esta quinta-feira (24) o destaque fica principalmente para essa instabilidade com previsão de tempestade”, diz Borges.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta também para fortes ventos que podem chegar a 100 km/h, com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Ciclone extratropical traz fortes chuvas
Além do risco de ventania, são esperados acumulados de chuva elevados por causa do ciclone extratropical. Na sexta-feira (25), a chuva diminui no Sul do Brasil e em Mato Grosso do Sul, mas continua no estado de São Paulo.
O risco de ventania e queda de granizo diminui mas o volume de chuva aumenta nas faixas leste e norte de São Paulo, inclusive a capital paulista.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui