Diversas cidades do Paraná estão em alerta vermelho e laranja para fortes temporais em decorrência da formação de um ciclone extratropical neste domingo (12), Dia das Crianças. Segundo o meteorologista Lizando Jacóbsen, do Simepar, os temporais podem acontecer acompanhados de muitos raios, chuva forte e rajadas de vento.

foto de um raio para ilustrar temporal por causa de ciclone no paraná
Temporal atinge quase todo o Paraná (Foto: José Fernando Ogura/Arquivo AEN)

As regiões mais afetadas são Oeste e Sudoeste do estado, onde já na madrugada do dia 12 podem ser registradas fortes tempestades. A situação é semelhante na região Noroeste, que pode ter formação de algumas áreas de instabilidade.

“O sistema frontal que avança pelo estado no domingo (12) também altera o tempo nas demais regiões ao longo do dia, passando pelo Centro-Sul, Norte, e chegando ao Leste do Paraná”, explica o meteorologista.

A Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral será menos afetada que as outras áreas, mas mesmo assim, o aviso continua vigente ao longo do dia.

áreas do Paraná em risco para temporal e ciclone
(Foto: Divulgação/Simepar)

Ciclone no Paraná: ventos podem chegar a 100 km/h

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas laranja para risco de tempestades com rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h nas regiões Centro Ocidental, Noroeste, Sudoeste, Oeste, Sudeste, Norte Central , Centro-Sul, Centro Oriental e Metropolitana de Curitiba.

Além disso, o nível de chuva deve ficar entre 50 e 100 milímetros por dia com risco também de queda de granizo. Dessa forma, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Em caso de rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Mahara Gaio

Repórter

Jornalista formada pela Universidade Positivo e pós-graduada em Jornalismo Digital. Produz pautas com foco em Clima e Tempo, além de Segurança, com ênfase em crimes e acidentes de repercussão no Paraná.

Jornalista formada pela Universidade Positivo e pós-graduada em Jornalismo Digital. Produz pautas com foco em Clima e Tempo, além de Segurança, com ênfase em crimes e acidentes de repercussão no Paraná.