A cidade de Santa Maria do Oeste, na região central do Paraná, foi destruída por um tornado na segunda-feira (22), durante um temporal que atingiu o estado. As tempestades provocaram graves estragos, deixando moradores desalojados e imóveis destruídos.

No município, os ventos danificaram cerca de mil residências e prédios públicos, incluindo o hospital municipal, que passou a atender apenas casos emergenciais. A força do fenômeno também derrubou árvores e postes, interrompendo serviços básicos.
Duas pessoas ficaram feridas levemente e foram encaminhadas ao hospital de Pitanga, município vizinho. Uma escola da cidade foi transformada em abrigo temporário para acolher famílias que perderam as casas. Até o momento, a Defesa Civil já enviou 2.600 telhas para auxiliar na reconstrução emergencial.
Já em Dois Vizinhos, os temporais impactaram mais de 5 mil moradores. Para atender a população afetada, estão sendo encaminhados 250 colchões, 2.560 kits dormitório, 250 kits de higiene e 250 kits de limpeza. Nos próximos dias, também serão entregues 250 cestas básicas e 7.500 telhas.
Outros estragos causados pelo forte temporal no Paraná
Outras cidades do estado ficaram destruídas devido ao temporal. Ao todo, 1,1 milhão de residências ficaram sem energia elétrica. Conforme a Copel, este foi o maior evento climático severo deste ano.
“A Copel informa que equipes de campo atuam neste momento no restabelecimento da energia de 12 mil unidades consumidoras em todo o Paraná. São casos isolados em áreas em que a rede elétrica teve danos severos decorrentes do evento climático de grande porte que atingiu o Estado no início da semana. Os serviços seguem até que todos os clientes sejam religados. O índice de restabelecimento alcançado até o momento é de 99% do pico de 1,1 milhão de clientes desligados pelo efeito dos eventos climáticos sobre a rede de energia registrados em 22/9. Desde o início dos trabalhos as equipes da Copel estão mobilizados permanentemente para atender a todos os clientes”.
Veja imagens da destruição causada pelo tornado em Santa Maria do Oeste, no Paraná





Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.