Embora o Brasil esteja fora das principais zonas de risco sísmico, o país já enfrentou episódios que podem ser classificados como tsunamis. Um dos casos mais emblemáticos ocorreu em São Vicente, São Paulo, a cidade mais antiga do Brasil, fundada em 1532. Segundo registros históricos, uma onda gigante teria invadido a vila litorânea por volta de 1541, destruindo grande parte de suas construções.

Praia Vicente, local onde pode ter sido atingido por tsunami
Praia de São Vicente, em São Paulo (Foto: Reprodução/Google Maps)

O relato mais conhecido sobre o suposto tsunami no Brasil foi documentado pelo historiador Frei Gaspar da Madre de Deus, na obra “Memórias para a História da Capitania de São Vicente”.

Nos escritos, ele descreve que o mar avançou sobre o território e levou com ele importantes estruturas da época, como a Igreja Matriz, o Pelourinho e o primeiro trapiche alfandegário da vila. As casas, construídas em nível raso e sem técnicas de fundação adequadas, foram facilmente levadas pela força das águas.

Brasil já foi atingido por tsunami: entenda

Embora o registro não mencione vítimas fatais nem a data exata, especialistas estimam que o evento tenha ocorrido por volta de 1541. A incerteza quanto à origem do fenômeno levanta debates entre historiadores e climatologistas.

Alguns atribuem o ocorrido a uma violenta ressaca associada à maré alta, um fenômeno climático, enquanto outros acreditam que as características descritas se aproximam das consequências típicas de um tsunami.

O medo provocado pelo desastre natural levou parte da população a reconstruir suas casas longe da faixa de areia. Com isso, a administração local convidou moradores de outras regiões, como o Campo de Piratininga, para repovoar a vila.

Dois anos depois, a Câmara de Vereadores financiou o resgate de objetos religiosos, como sinos da igreja, que haviam sido arrastados pelo mar, um investimento de 620 réis na época.

Terremoto na Europa provocou tsunami no Brasil

Um outro exemplo mais conhecido ocorreu em 1755, quando um terremoto de magnitude 8,7 devastou Lisboa, em Portugal, e provocou um tsunami que atravessou o Oceano Atlântico, atingindo inclusive o litoral brasileiro. Segundo um estudo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), os efeitos da onda gigante foram percebidos no Nordeste, no Sudeste e até no Caribe.

A pesquisa, liderada pelo professor Francisco Dourado, do Centro de Pesquisas e Estudos sobre Desastres (Cepedes), reforça que os impactos do terremoto de Lisboa foram sentidos no Brasil, mesmo a milhares de quilômetros do epicentro.

Embora não haja registros de grandes destruições, os relatos indicam aumento súbito no nível do mar e avanço das águas em várias localidades costeiras.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Eduardo Teixeira

Repórter

Eduardo Teixeira é formado em Jornalismo pela Uninter. Possui experiência em pautas de Segurança, como acidentes e crimes, além de virais da internet, trends das redes sociais e pautas de Cultura. Também atua como repórter de TV e rádio.

Eduardo Teixeira é formado em Jornalismo pela Uninter. Possui experiência em pautas de Segurança, como acidentes e crimes, além de virais da internet, trends das redes sociais e pautas de Cultura. Também atua como repórter de TV e rádio.