Você já se perguntou como os meteorologistas conseguem prever o tempo? A previsão climática é um trabalho complexo que combina tecnologia, análise de dados e o estudo de fenômenos atmosféricos. Veja como o sistema funciona em diferentes estações meteorológicas.

Como funciona o sistema de previsão do tempo
Entenda como funciona o sistema de previsão, segundo os institutos (Foto: ilustração / Freepik)

Como funciona o sistema de previsão do tempo do Inmet

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, o instituto utiliza dados atmosféricos, como a precipitação, ventos, umidade relativa do ar, pressão atmosférica e “etc”, e observa esses dados em estações meteorológicas, modelos numéricos de previsão, imagens de satélite e radares meteorológicos, conforme destacado pelo próprio Inmet.

ClimaTempo

Conforme o meteorologista Guilherme Borges, do ClimaTempo, os modelos meteorológicos são basicamente equações matemáticas que calculam as condições do tempo para os próximos dias.

“Imputamos principalmente dados, medidos de temperatura e umidade de diferentes regiões do Brasil e do mundo. Assim, conseguimos fazer um prognóstico das condições de tempo. Existem diferentes modelos meteorológicos, tanto americanos quanto europeus, que são muito utilizados por diversos meteorologistas”, disse Guilherme.

Meteorologista fala sobre sistema de previsão do tempo:

De acordo com Borges, o instituto também faz uma análise dos campos de pressão, temperatura, vento e, entre outros campos meteorólogicos, que ajudam a identificar as condições do tempo.

“Isso com os modelos meteorológicos, a gente consegue ter uma ideia de previsão de temperatura, chuva e como isso vai se comportar ao longo dos próximos dias”, explicou.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui        

Guilherme Fortunato

Editor

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.

Jornalista há quase 10 anos, especialista em previsão do tempo, coberturas eleitorais, casos policiais e transmissões esportivas. Aborda pautas de acidentes e crimes de repercussão, além de política.