Seguindo o histórico do Paraná, a previsão do tempo garante que janeiro será um mês muito chuvoso e quente. Conforme informações do Sistema de Tecnologia e Monitoramento do Paraná (Simepar), o calor não deve ser tão forte quanto o de dezembro de 2025.

Segundo Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar, os paranaenses também podem esperar muita chuva durante todo o mês de janeiro. Por conta da grande quantidade de umidade na atmosfera, as tempestades devem se formar com mais frequência.
“Chuvas mais significativas, mais volumosas, ocorrem entre a tarde e a noite. As tempestades de verão não duram por muito tempo, mas como elas têm uma grande capacidade de gerar chuva, muitas vezes levam a inundações, alagamentos e às vezes até enxurradas”, explicou Kneib.
A região do Paraná com mais chance de tempestade em janeiro, de acordo com a previsão do tempo do Simepar, é o Litoral. Nas cidades litorâneas, a ocorrência de chuvas rápidas com volumes de até 50 mm devem ocorrer com mais frequência.
“No interior do estado também temos essa condição quando aquece bastante. A atmosfera transforma essa energia em nuvens de tempestades, nuvens cumulonimbus, que levam a esses eventos mais severos. E além da chuva, sempre há a condição para algum granizo, rajadas de vento mais fortes e incidência de raios”, lembrou Reinaldo.
Previsão do tempo do Paraná garante calor em janeiro
Além disso, as temperaturas devem seguir os altos valores de média de dezembro. Entretanto, por conta da umidade elevado, a sensação térmica será relativamente mais alta do que a registrada nos termômetros.

Em média, os dias devem amanhecer acima dos 20°C nas regiões Oeste, Noroeste, Litoral, e nas cidades mais próximas da divisa com São Paulo. Já nos Campos Gerais e Sul, a média da temperatura deve ficar entre 16°C e 18°C durante as primeiras horas.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui